Arquivo VAGALUME

domingo, 22 de maio de 2011

ESTÁ AÍ, O PLANO!

PLANO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO NORTE E NOROESTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Os trabalhos apresentados abaixo são resultado do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro, realizado pelo Consórcio Rionor - instituição contratada pelo Estado para este fim – com o objetivo de elaborar de um plano estratégico sócio-econômico e ambiental, indutor de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida para a população local.

Esse projeto, fruto da parceria entre o governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, e a PETROBRAS, consiste na elaboração de um Plano de Desenvolvimento Sustentável para a citada região, de longo prazo, abrangendo outras potencialidades além das já conhecidas, como a petrolífera, extrativa mineral e agricultura.

Os produtos, entregues por meio de relatórios, abordam: Análise Situacional da Região; Avaliação da Relação Situacional dos Mercados; Cenários Prospectivos ; Visão de Futuro; Estratégia e Programa de Desenvolvimento Regional; Regulação e Regulamentação Institucional Legal; Modelo de Governança e Gestão, "Funding", Metodologia de Desenvolvimento e Desempenho; e, finalmente, uma Carteira com 52 Macroprojetos de curto, médio e longo prazos.

A elaboração de uma Carteira de Projetos Estruturantes Prioritários é um dos principais produtos deste trabalho, abrangendo as respectivas especificações básicas e estratégias de suporte financeiro desses empreendimentos.

A conclusão do projeto, em setembro de 2010, possibilitará a produção, nessas áreas diretamente afetadas pelas atividades do setor petrolífero, de resultados significativos para o incremento no patamar de desenvolvimento econômico e social da região.

Um primeiro desdobramento desse projeto é o PLANO BÁSICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA SILVICULTURA DO NORTE-NOROESTE FLUMINENSE, que aguarda somente a liberação de recursos da PETROBRAS para ser executado, com o gerenciamento da SEPLAG-RJ.

Conheça os trabalhos na íntegra:

1ª Etapa: Análise Situacional e Prospectiva





2ª Etapa: Estratégia de Desenvolvimento Regional



3ª Etapa: Carteira de Projetos Iniciais



4ª Etapa: Carteira Final de Projetos


FONTE: Sítio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, disponível em http://www.rj.gov.br/web/seplag/exibeconteudo?article-id=231574 , em 21-maio-2011.

Veja também o sítio exclusivo para o Plano, DESNOR aqui: http://www.projetodesnor.com.br/

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG