Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Gestão Ambiental e o efeito na vida do cidadão no Município de Miguel Pereira

Há uns anos que as políticas públicas no Brasil permitem às comunidades participarem na gestão municipal, através da formação de Conselhos que agregam valor à Gestão Municipal, pois é nesta unidade da Federação que 'as ações' necessárias ao 'Bem Estar' dos cidadãos podem ser criadas e desenvolvidas. 
Para isso é preciso que o 'foco' destes Conselhos se mantenha direcionado ao que se 'pode realizar' sem entrar em debates sobre a receita do bolo nem 'criar' problemas ao Executivo pois, quando esta diretriz é possível, conseguem-se resultados surpreendentes.
Todos sabemos que os municípios sempre têm orçamentos com despesas muito superiores às suas receitas e por isso, o dinheiro acaba com a folha e pouco mais. Sem apoio técnico especializado, também é difícil ao município resolver problemas que exigem soluções próprias e brigam com interesses diversos, tais como Proteção ao Meio Ambiente, Acessibilidade Urbana/Rural e Destinação de Resíduos.
Assim sem recursos e sem Planejamento pouco ou nada acaba se fazendo!
Em 2007 a Lei nº 5.100 criou o ICMS Verde do Estado do Rio de Janeiro, abrindo oportunidade para obter recursos adicionais destinados à criação de ações ambientais visando o 'Bem Estar' dos cidadãos do município. Em 2011, o repasse foi aumentando até ao patamar de 2,5% do total do ICMS. Para 2012, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, incluiu na divisão do bolo, os municípios que investirem pelo menos 1% de sua receita na coleta seletiva, gerando emprego e renda aos catadores.
O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, ao qual pertence o atual secretário municipal de MA do Município de Miguel Pereira, Mauro de Alvarenga Peixoto, entendeu esta oportunidade e conseguiu colocar em prática algumas ações que premiaram Miguel Pereira em 2011 com ICMS Verde no valor de R$1.605.456,00, estando já estabelecido que pelas ações entretanto desenvolvidas investindo estes recursos, o índice para 2012 deverá atribuir cerca de R$3 milhões de ICMS Verde ao município. 
Em 2012, com recursos do ICMS Verde, além de algumas outras ações, o Conselho planeja instalar no Parque Municipal Natural Vereda Sertãozinho, Cursos Práticos, Demonstrativos e Interdisciplinares de Educação Ambiental para que os alunos da rede municipal de ensino 'entendam' como podem e devem proteger o Meio Ambiente em suas vertentes funcionais.
Nas próximas edições vamos relatar em alguns artigos o quanto a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente e seu secretário Municipal Mauro Peixoto, através da implementação de Políticas Públicas agregadoras, contribuíram para que o Prefeito Roberto de Almeida conseguisse realizar o 'sonho impossível' de 'acabar com o Lixão da Serra' que assombrava há mais de 30 anos!!! as noites das 'Patrulhas oposicionistas de Plantão' e iniciar na cidade de Miguel Pereira um 'circulo virtuoso' de realizações ambientais com recursos adicionais ao orçamento oficial da Prefeitura. (Portal Panorama Regional)

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG