Arquivo VAGALUME

terça-feira, 29 de junho de 2021

MIRACEMA: PADRE FAZ CARTA AOS FIEIS CONTRA CENTRO DE CIDADANIA DA COMUNIDADE LGBTQIA+

Não trarei aqui a carta aos fiéis emitida e assinada por um pároco de Miracema que manifesta todo seu conservadorismo político e religioso e agride coletivamente a comunidade LGBTIA+, num verdadeiro ato homofóbico, ao incitar os fieis contra esta comunidade. Essa informação está fartamente divulgada e pode ser conhecida nos links que serão disponibilizados.

A motivação é a instalação do Centro de Cidadania Bia Tancredi, nome social do saudoso Fernandinho das Flores, que foi homenageado nessa ação, que integra um Programa do Governo estadual do Rio de Janeiro.

Vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, essa política pública visa reduzir as inúmeras injustiças que ocorrem na sociedade, tendo em vista que o nosso país consta da estatística dos que mais mata membros dessa comunidade no mundo. Assim, o objetivo do programa é disponibilizar atendimento jurídico, assistencial, psicológico e pedagógico a qualquer cidadão que necessite, em especial à população LGBTQIA+.

O município cedeu espaço no Solar Dona Brasileira, no centro histórico da cidade, num prédio que compõe o patrimônio histórico, cultural material da cidade, que parece representar para o agressor uma afronta à tradicional família brasileira.

Assim, quem quiser conhecer o conteúdo original, que consuma o ato homofóbico, está nos jornais da cidade, de Pádua e em vários espaços nas redes sociais.

A notícia que saiu no RJTV na seção Norte Fluminense e pode ser acessada aqui, as manifestações de apoio e solidariedade aos envolvidos nesse programa, que vieram de várias frentes, com forte atuação da sociedade miracemense e outros registros de jornais e também de um vereador do município estão abaixo.

O blogue aproveita para manifestar solidariedade aos ofendidos e aos que diretamente estão envolvidos nesse projeto de proteção da vida.

Lamentavelmente, o mesmo padre já esteve envolvido na cidade no que ficou conhecido por "Guerra Santa", pelos jornais da época, que dividiu a cidade entre os fieis seguidores da religião, em seu aspecto mais conservador ligado à Tradição, Família e Propriedade, e os cidadãos que não concordavam com o excesso de conservadorismo. Os arquivos do jornal O Globo e outros arquivos públicos guardam parte dessa história, além de muitas famílias miracemenses que viveram esse tempo e podem narrar a história.







Clique sobre o link para ter acesso ao conteúdo.

O vereador Jocimar Freire, que está em seu primeiro mandato, é assistente social, se empenhou para conquistar o centro de cidadania para o município, pois é o primeiro do noroeste fluminense. Ele gravou um vídeo prestando esclarecimentos, que pode ser acessado aqui.

JORNAIS e Nota da Diocese de Campos:
  1. Matéria do jornal Dois Estados, de Miracema, pode ser acessada aqui.
  2. Matéria do Noticiário Paduano, de Pádua, pode acessada aqui.
  3. Nota oficial da Mitra Diocesana de Campos


Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG