Arquivo VAGALUME

domingo, 10 de outubro de 2021

BOM JESUS, ITAPERUNA E NATIVIDADE: AS CÂMARAS DE VEREADORES DISPONIBILIZAM ACESSO POR VÍDEO AO VIVO ÀS REUNIÕES

C
omo divulgado anteriormente, Itaperuna e Itaocara disponibilizam acesso da população às suas sessões através do youtube, ao vivo, em vídeo. Miracema ainda divulga em áudio, o que é bastante arcaico na atual conjuntura de acesso gratuito a várias plataformas. Aperibé, Cambuci, Laje do Muriaé, Porciúncula, São José de Ubá e Varre Sai verificamos que não divulgam a sessão em vídeo, ao vivo, se há outro meio, não foi possível localizar.

A Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Itabapoana também oferece o acesso ao vivo, em vídeo, de suas reuniões, conforme informa o seu sítio oficial - https://cmbji.rj.gov.br/home . A plataforma também é o Youtube, que é a mais utilizada, inclusive a nível federal. O canal no youtube da Câmara de Bom Jesus do Itabapoana é https://www.youtube.com/channel/UCePyGz9bgJO5dru66XRxOwQ .

A Câmara de Vereadores de Itaperuna tem o canal no Youtube onde são transmitidas as sessões e arquivadas as anteriores: https://www.youtube.com/channel/UC_kx_t3xqgQrsBBt0lQubYg/videos. O sítio oficial da casa legislativa do município é https://www.itaperuna.rj.leg.br/ .

Em Natividade, a Casa Legislativa também dispobiliza ao vivo o vídeo com suas sessões legislativas. São disponibilizadas via Facebook e via Youtube. Acesso aqui: https://www.youtube.com/channel/UCdci-lTA0Q00iedPQ5788Eg . O sítio oficial do Legislativo de Natividade é https://www.camaranatividade.rj.gov.br/ . No Facebook: https://www.facebook.com/natividaderjcamara

A Câmara de Santo Antônio de Pádua possui canal no youtube, no entanto, não foi possível verificar se as sessões são divulgadas ao vivo. Alguns vídeos foram gravados ao vivo, mas não todos, o que denota falta de regularidade e que as divulgações são de vídeos e não ao vivo. O sítio oficial da casa legislativa paduana é https://www.santoantoniodepadua.rj.leg.br/ - já o canal do legislativo paduano no Youtube é aqui: https://www.youtube.com/c/C%C3%82MARAP%C3%81DUA/featured . É uma triste constatação, que o Legislativo da segunda maior cidade da região não seja tão acessível e transparente, em pleno século XXI.

Italva é um caso especial, apesar de não apresentar em seu sítio oficial acesso a canal do Youtube, apresenta na página do Facebook as sessões ao vivo. A página oficial do Legislativo italvense é localizada nesse endereço https://www.camaramunicipal.com.br/sobre/camara-municipal-de-italva-rj . Trata-se de uma página precária e ao que tudo indica trabalha com a plataforma do Facebook, o que se mostra inseguro devido à vulnerabilidade das redes sociais. Além disso, até mesmo os sítios oficiais parecem vulneráveis, porque a cada eleição mudam tudo, em todas as cidades, até o endereço do sítio.

Logo, 7 municípios da região noroeste fluminense permitem o acesso às reuniões ou sessões do legislativo ao vivo, por vídeo. Os outros 6 municípios não disponibilizam esse acesso. Seria importante que todos seguissem o exemplo e permitissem esse acesso, que são proporcionados por canais gratuitos e que além de dar maior transparência no que é discutido na casa, estimula a participação social.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG