A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil iniciou, neste sábado (09/10), a instalação das primeiras lâmpadas de led em Cardoso Moreira, atendendo ao pedido da Prefeita Geane Vincler, que desejava colocar em prática já nesta semana o projeto “Cidade Clara”. As primeiras luminárias chegam ao município através do projeto “Procel Reluz”, do Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense – Cidennf, presidido pela Prefeita de Quissamã, Fátima Pacheco, que enviou para Cardoso Moreira 105 lâmpadas de LED.
A substituição de todas as lâmpadas do município por lâmpadas de LED faz parte do plano de governo da Prefeita Geane Vincler e possui o objetivo de gerar maior economia com os gastos com energia elétrica na cidade. A troca da iluminação também garante uma iluminação melhor e mais eficiente, além de contribuir com a segurança e embelezamento da cidade. “Esse projeto é um desejo meu desde a época de vereadora. Há anos eu luto por termos uma cidade melhor e mais clara, que traga mais segurança, beleza e principalmente, mais economia para nossa cidade. O projeto Cidade Clara era um sonho que agora começa a se tornar realidade.”, afirmou a Prefeita.
As lâmpadas de LED são eletrônicas e a tecnologia, que envolve o produto, proporciona que elas durem até 50 vezes mais que outros tipos de lâmpada, além de gerar uma economia de energia de até 80%. Seguindo o planejamento da Secretaria de Infraestrutura, a instalação começou próximo ao Posto Carneiro, na Rua Nestor Marins, seguindo até o Posto Barracão. Em seguida, de acordo com o cronograma da Secretaria, serão instaladas lâmpadas de LED na Ponte Dr. Salo Brand e nas demais ruas do Centro da cidade que foram contempladas nesta primeira fase do projeto.
Em Campos dos Goytacazes, a iluminação de LED avança no município e recebe elogio de moradores. Mais de 5 mil pontos, em diferentes regiões, já receberam novas luminárias, que geram economia e mais segurança.
A economia para os cofres públicos com a modernização chega a 80% na utilização da energia elétrica, com baixos custos de manutenção, além da melhora nas condições de segurança das pessoas e na visibilidade noturna.
Ambos os municípios conquistaram recursos para essa mudança de iluminação pública via CIDENNF, Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento do Norte e Noroeste Fluminense, que foi o único consórcio público da região Sudeste a ter projeto selecionado pela Chamada Pública de escolha de projetos de eficiência energético no âmbito do Programa Nacional de Conservação da Energia Elétrica (Procel Luz).
Da Folha de Italva e da PMCG e do NFNotícias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário