Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

ITAPERUNA: 5ª EDIÇÃO DO CONGRESSO DE INTERDISPLINARIDADE DO NOROESTE FLUMINENSE - CONINF- IFF

Vem aí a 5ª edição do Congresso de Interdisciplinaridade do Noroeste Fluminense (Coninf), do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Itaperuna! As inscrições para palestras, minicurso e mesa-redonda que acontecerão ao longo do evento já podem ser feitas pelo site https://eventos.iff.edu.br/vconinf. Os inscritos que preencherem a lista de presença no momento da atividade receberão certificado de participação.

Com o tema “Reinvenção em debate: a ciência e a tecnologia a favor da sociedade em tempos de mudanças”, o evento, que este ano será realizado integralmente em formato online, é gratuito e acontecerá entre os dias 3 e 5 de novembro, com participação aberta ao público em geral. A programação do Coninf, este ano, inclui também atividades da Jornada de Língua Portuguesa e Literatura, evento que acontecerá de forma paralela ao congresso.

Para fazer a inscrição, é preciso primeiro efetuar o cadastro no site https://eventos.iff.edu.br/vconinf. Em seguida, acessar a "Programação" e clicar no botão "Participar" de cada uma das atividades de interesse. A lista de atividades está separada por dia.

É muito importante ter atenção ao e-mail cadastrado na inscrição, pois é para esse endereço que serão enviadas mensagens importantes do evento, como confirmação de participação, link de acesso e certificado. Também fique atento aos dados informados, como nome completo, pois isso é fundamental para a emissão correta do certificado de participação.

Além de palestras, minicurso e mesa-redonda, a programação do 5º Coninf também inclui exibição de videopôsteres e sessões de comunicação oral. Mas, para essas atividades, não é preciso fazer inscrição previamente.

Veja a relação de atividades com inscrições abertas:

Quarta-feira, dia 03/11

14h - palestra "Include Meninas: Tecnologia da Informação também é coisa de menina!"
A palestra discutirá a participação de mulheres nas áreas de Computação e Tecnologias da Informação, que é baixa e está diminuindo ano após ano. Tal fato é preocupante já que diversidade em qualquer ambiente é de vital importância para sua evolução, principalmente na tecnologia em que o papel dos usuários finais está mudando e eles passaram de consumidores para produtores não só de conteúdo, mas de tecnologia.
Ministrante: Luciana Cardoso de Castro Salgado
Transmissão: IFF Tube Campus Itaperuna

19h - Cerimônia de abertura e palestra "Reinvenção em debate: a ciência e tecnologia a favor da sociedade em tempos de mudanças"
A palestra será ministrada pelo Prof. Dr. Ildeu de Castro Moreira, que abordará o tema central da 5ª edição do Coninf: "Reinvenção em debate: a ciência e tecnologia a favor da sociedade em tempos de mudanças". O professor Ildeu é presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e participa ativamente de ações voltadas para divulgação científica e popularização da Ciência.
Ministrante: Ildeu de Castro Moreira
Transmissão: IFF Tube Campus Itaperuna

Quinta-feira, dia 04/11

14h - Minicurso "Conhecendo o Portal de Periódicos CAPES: pontos de acesso e estratégias de busca"
O curso tem como objetivo apresentar o Portal de Periódicos CAPES e os seus principais pontos de acesso, de modo a possibilitar ao usuário, a partir de suas demandas de informação, encontrar a melhor estratégia para obtenção de material bibliográfico para seus estudos e pesquisas.
Ministrante: Inez Barcellos de Andrade
Transmissão: IFF Tube Campus Itaperuna

19h - Palestra "Da bancada do laboratório para a prateleira do Mercado - Como a pesquisa tecnológica vira startup!"
Há um grande abismo entre o que é realizado nos laboratórios de pesquisa ao redor do Brasil, e as demandas tecnológicas de um mercado em constante mudanças. A palestra "Da bancada do laboratório para a prateleira do Mercado - Como a pesquisa tecnológica vira startup!" irá abordar os meios existente de como aproximar esses dois atores fundamentais no ecossistema, por meio do modelo EMBRAPII.
Ministrante: Henrique Rego Monteiro da Hora
Transmissão: IFF Tube Campus Itaperuna

Sexta-feira, dia 05/11

14h - Palestra "O conceito de literacia e o ensino de Língua Portuguesa"
A importância de o professor de Língua Portuguesa considerar o conceito de literacia como subjacente às ações docentes em sala de aula, à luz dos estudos contemporâneos em leitura e escrita. Ainda haverá a reflexão sobre a limitação dos conceitos de "alfabetização" e "letramento (s)" na prática docente. Essa atividades faz parte da JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA.
Ministrante: Andressa Peres Teixeira
Transmissão: IFF Tube Campus Itaperuna

16h - Mesa-Redonda "A literatura ao nosso redor: nossas vivências cotidianas transfiguradas literariamente"
Esta mesa-redonda propõe uma discussão a respeito do processo de escrita literária a partir de vivências pessoais do sujeito autor. O debate toma por base as obras “O céu no telhado de Jó”, de Ronaldo Medeiros, e “Diário de uma quarentena”, de Denise Santos. Atividade integrante da JORNADA DE LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURA.
Ministrante: Ronaldo Medeiros; Denise Santos
Transmissão: IFF Tube Campus Itaperuna

A programação completa está disponível para consulta no site https://eventos.iff.edu.br/vconinf.

O IFF Itaperuna segue com suas atividades presenciais suspensas. É possível entrar em contato com os setores administrativos, das 8h às 17h, pelo telefone (22) 3826-2300 e pelo e-mail atendimento.itaperuna@iff.edu.br.

Ascom do IFF - Itaperuna

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG