Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 26 de novembro de 2021

"NO NORTE E NOROESTE FLUMINENSE É DURA A VIDA DE UMA MULHER NA POLÍTICA NO INTERIOR"

Nascida e criada em Bom Jesus do Itabapoana. É filha do Ex-Vereador Luciano Nunes e da professora Aracelia Eugenia Amil Nunes. Foi eleita com 310 votos em 2020, para seu primeiro mandato. Casada e mãe de dois filhos. Vem de família tradicional de políticos, e segue o exemplo do avô Elias Nunes e do pai Luciano Nunes ambos fizeram parte do Legislativo, com uma passagem política exemplar. Luciara tem como formação superior em Contabilidade e diversos cursos na área de captação de recursos públicos, junto ao Ministério do Desenvolvimento, além de fazer parte do RenovaBR, uma escola onde se ensina sobre gestão pública.

Luciara Amil Nunes Azevedo (Republicanos), na foto extraída do site da Câmara de Bom Jesus do Itabapoana, foi tema de uma matéria do jornal Extra, com o título que repeti nessa postagem. Dos 13 vereadores da casa, ela é a única mulher, bem como é a "única mulher a presidir uma Câmara de Vereadores entre os 22 municípios da região" [N e NO].

Conforme a matéria, de Berenice Seara, a vereadora "defende hoje, em Macaé, o primeiro projeto de lei apresentado ao recém-criado Parlamento Interregional do Norte e do Noroeste Fluminense, [...] que vai propor um projeto garantindo às mulheres mastectomizadas a tão necessária fisioterapia de reabilitação nas unidades municipais de saúde".

O governo do estado tem devolvido o dinheiro que a União manda para o serviço — porque os municípios não têm o atendimento em suas unidades, diz Seara. 

Luciara também deve tomar posse na presidência da Procuradoria da Mulher da região. Trata-se de um órgão institucional que deve zelar pela participação efetiva das mulheres no legislativo, fiscalizar os programas do executivo, receber denúncias de discriminação e violência contra a mulher.

Nos 13 municípios do NOF, não há uma única Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam). Nos 22 da macrorregião do Norte e do Noroeste Fluminense, só existe a Deam de Campos.

Aos pedidos de instalação de mais uma unidade, num prédio do estado em Itaperuna, a resposta é que não há recursos para o investimento devido ao... Regime de Recuperação Fiscal.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG