Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

UERJ IMPLEMENTA PROJETO PARA INCENTIVAR O ARTESANATO NO ESTADO

Com o intuito de fomentar ações de valorização da cultura, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense, no Teatro Odylo Costa Filho, no campus Maracanã, Zona Norte do Rio. Trata-se de uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para a capacitação de artesãos nas áreas de empreendedorismo e marketing, que vai contar com investimento de R$ 15 milhões e atingir 46 municípios.

– Esse projeto nos dá muita alegria, seja pela sua capilaridade, seja pela possibilidade de modificação dos municípios. Além disso, é um dos objetivos institucionais mais importantes da Uerj a promoção da cultura e da extensão. Por meio desse projeto, a universidade vai poder ajudar a mudar a vida dos artesãos, dos artistas, do público, da economia das regiões – afirmou o reitor Ricardo Lodi.

– Com este investimento, queremos consolidar as feiras de artesanato como referências municipais, oferecendo ao artesão uma estrutura de barracas e uma estrutura de tecnologia. Quero agradecer ao reitor da Uerj por ter aceitado esse desafio – ressalta a secretária Danielle Barros.

De acordo com o coordenador do projeto, Gustavo Siqueira, a ideia é promover o diálogo, entender as necessidades de cada área e trocar experiências.

– Nossa intenção é atender aos artesãos, que muito sofreram no período pandêmico, mas principalmente tornar o Rio de Janeiro o principal polo cultural do nosso país – declara.

O programa vai trabalhar com os seguintes eixos: formação e capacitação do artesão, estruturação de pontos de comercialização, ativação cultural e pesquisa. O período de execução será de novembro deste ano até 31 de dezembro de 2022.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG