Arquivo VAGALUME

terça-feira, 23 de novembro de 2021

VAMOS FALAR DE ESPORTE?



C
aros leitores vagalumes, 

Postei recentemente uma informação de suma importância para os municípios que é a proposta de incentivo ao esporte por parte do governo do estado do RJ. Nem todo mundo deve ter se importado, mas penso que seja um momento de muita reflexão e vontade política.

Acabo de assistir ao programa "Fala Prefeito", na rádio RPN, de Miracema, que me assustou um pouco, sobretudo pela postura tacanha do gestor público municipal em relação ao esporte. Numa cidade com pouco mais de 27 mil habitantes, com gravíssimo problema de segurança pública, cujos jornais sangram com tanta informação de violência, de mortes, de drogas etc.. Um posicionamento desse, em pleno século XXI, é desanimador!

Parabenizo o Marquinhos e o Diretor de Esportes, Fernando, pelo trabalho desenvolvido em suas áreas específicas e, destaco, o posicionamento do primeiro que tem ampla visão do esporte, pelo que observei de seu pronunciamento, pois pelo menos entende que deve ter apoio para todas as modalidades, não só para o futebol.

Vivemos no século passado uma época difícil para o esporte amador, os investimentos eram concentrados no futebol, o Brasil inteiro vivia essa realidade, foi muito difícil para os envolvidos com esporte amador ocuparem seus espaços. Essa realidade mudou, vejam quantos atletas medalhistas olímpicos temos hoje: na ginástica olímpica, na natação, no voleibol, no basquetebol, em modalidades até que conhecemos pouco. Aliás, a imagem dessa postagem é um exemplo da nossa atleta, de Miracema!, Micaela Jacinto, que brilhou no basquetebol, na seleção brasileira. Hoje temos também a Raphaela Silva, na foto da direita ao final, que trilha no sub-17, também pela seleção brasileira!

A situação ainda é melhor para o milionário futebol, mas o esporte amador avançou muito. Pelo menos a nível nacional. Quantos atletas ainda lutam por apoio, apesar do avanço?

Miracema sempre teve tradição no esporte, quantas imagens de times de futebol você já viu, em gerações distintas, desde o início da história da cidade? O voleibol tem uma tradição que vem desde o início do século passado, desde a jovem cidade. Foram gerações e gerações de atletas que tomavam conta das quadras da cidade e das regiões vizinhas. Inclusive com atletas profissionais, destaco: também no feminino.

A década de oitenta e noventa foi marcada por espaço de esporte na cidade, as quadras sempre lotadas e os jogos estudantis.

Quem não tem entendimento do papel socioeducativo do esporte, certamente não compreende o significado de uma bola!

Ademais, o importante é um apelo que gostaria de registrar, porque sobre o programa é melhor nem comentar, para não difundir ideias tão restritas. Aproveitem a oportunidade que o governo estadual apresenta.

Segundo o secretário de estado de Esporte, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca, "Nosso objetivo é formar cidadãos, descobrir talentos e futuros campeões. Além disso, estamos tratando da regulamentação do programa Bolsa Atleta, para poder dar apoio a atletas e paratletas, da base ao alto rendimento".

O Fernando, Diretor de Esporte, esteve presente à reunião ou fórum com o secretário estadual e me parece animado. Força, Fernando! Avante!

A despeito dos editais apresentados na proposta, o meu destaque fica aqui para o que foi colocado na matéria do governo estadual - aqui:
"Outro assunto que também esteve em pauta foi a ampliação do número de cidades e escolas participantes dos Jogos Estudantis e dos Jogos Escolares, com uma seletiva ampla, para que seja possível dar oportunidades a mais estudantes-atletas e ter o Rio de Janeiro bem representado".

Tenho a impressão de que o atual prefeito nunca foi desportista. O xadrez entrou no cenário esportivo de Miracema, quando o Prefeito Gutemberg Damasceno, enxadrista, conhecedor da importância dessa prática para o desenvolvimento socioeducativo da juventude, deu prioridade a esse projeto e que foi e está indo além de seus governos. 

Com esse pensamento, com a importância das Olimpíadas Estudantis, que tradicionalmente ocupavam o cenário educacional e juvenil da cidade, nosso apelo é no sentido de que as quadras de esporte da cidade estejam sempre ocupadas! Que as Olimpíadas Estudantis voltem a funcionar, com o maior número de modalidades esportivas possível. Ao contrário do pensamento do gestor público, que Miracema possa extrapolar fronteiras/muros e levar o esporte e a cidade a outras plagas! Viva o esporte! Viva a cultura! Viva a educação! Viva a juventude!

É muita fácil fazer marketing sobre setores tradicionalmente estruturados, como educação e cultura, mas deixar os demais setores à deriva. É quase que uma tentativa de regeneração de pessoas que já foram inimigas da cultura e hoje se utilizam dela pra fazer marketing político! A segurança pública é uma questão complexa para o município atuar diretamente, o esporte, talvez seja a única arma ao alcance do município. Como disse o secretário estadual, é formação de cidadãos!

*Foto ilustrativa extraída do Uol.

**Foto do Chua Marcos, site especializado em Basquete.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG