Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

INEPAC DETERMINA TOMBAMENTO DE DOIS PATRIMÔNIOS NO ESTADO DO RJ

A notícia é do final do ano passado, mas vale o registro. 

Segundo a Ascom da SECECRJ, em publicação de 26-nov-21:

A troca no comando do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) tem rendido bons frutos em pouco tempo. Foram publicados dois tombamentos no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro: o Antigo Hangar do Zeppelin, em Santa Cruz, na capital, e o Mosteiro de São Bento de Mussurepe, na cidade de Campos. Com isso, os locais passam a constar na lista de bens culturais e históricos do Estado.

De acordo com a nova diretora do Inepac, Ana Cristina Carvalho, que assumiu a direção geral no último dia 13 de outubro, a proposta da atual gestão é estabelecer procedimentos que recomponham as atribuições de proteção e fiscalização conferidas legalmente ao órgão.

“Estamos trabalhando para viabilizar os casos de compensação, restauração e conservação do patrimônio histórico e cultural, seja para manutenção do bem pelo proprietário, seja para utilização e fruição pelo particular, conferindo atividades econômicas ou culturais que permitam a sustentabilidade do bem tombado. A troca da gestão também foi pensada no sentido de priorizar o diálogo com a Casa Civil e ampliar o entendimento da importância do tombamento, dando mais celeridade aos processos”, explica Ana Cristina Carvalho.

Mosteiro de São Bento de Mussurepe

Fundada pelo Frei Bernardo de Montserrat, a construção é datada do século XVII, uma das mais antigas de Campos dos Goytacazes, no norte fluminense. O Mosteiro encontra-se na área rural do município, a 31 km do centro da cidade. O conjunto arquitetônico é formado pelo convento, a igreja, uma oficina e o cemitério.

O Mosteiro foi nomeado em homenagem a São Bento, nascido em 24 de março de 480 DC, na região de Nórcia, próximo a cidade italiana de Espoleto. De acordo com a tradição, ele foi santificado por ter vencido duas ciladas armadas pelo Diabo.

Fachada do Mosteiro de São Bento


Hangar do Zeppelin

O espaço localiza-se nas dependências da Base Aérea de Santa Cruz, unidade da Força Aérea Brasileira, na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. A edificação é datada de 1936 e foi construída para abrigar os dirigíveis alemães conhecidos como zeppelin.

Atualmente é um dos últimos hangares de dirigíveis existentes e um dos mais bem conservados do mundo. Possui 274 metros de comprimento, 58 metros de altura e 58 metros de largura.


Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG