Arquivo VAGALUME

terça-feira, 8 de março de 2022

GOVERNO DO ERJ E ONU HABITAT VÃO IMPLEMENTAR AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO ESTADO



O Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) vão firmar parceria para implementar ações voltadas para o desenvolvimento urbano sustentável no Rio de Janeiro. O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (07/03), pelo governador Cláudio Castro, após reunião com a diretoria da instituição, em Nova Iorque.

O acordo vai permitir que o Rio se adeque ao conceito de Cidades Resilientes, criando, em conjunto com a ONU-Habitat, projetos de desenvolvimento social e sustentável, com foco nas necessidades das cidades fluminenses. A meta é tornar os municípios mais sustentáveis e autossuficientes.

- Vamos formalizar o acordo com a assinatura de um memorando no dia 22 de março, durante evento no Cristo Redentor. O objetivo é trocar experiências para que possamos criar políticas públicas que ajudem a resolver problemas como as irregularidades de ocupação do solo, por exemplo - explicou Castro.

O Governo do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Defesa Civil, já participa da campanha da ONU de conscientização de risco, planejamento e implementação de ações para diminuir riscos de desastres. A ideia é estreitar ainda mais essa parceria.

Ajuda a Petrópolis

Durante a reunião, o governador apresentou as ações que são implantadas no Estado do Rio com foco no tema Cidades Resilientes, como a limpeza de rios, contenção de encostas de áreas de risco e plano de prevenção de desastres naturais. Castro também solicitou ajuda da ONU Habitat no planejamento de ações que ajudem na recuperação de Petrópolis.

- Daremos continuidade aos programas que executamos no Rio de Janeiro e ajudaremos ainda mais em ações que envolvam a recuperação de Petrópolis. Estamos comprometidos com o Estado do Rio de Janeiro - ressaltou o diretor do Escritório do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU Habitat) em Nova Iorque, Chris William.

Rio 2030

No encontro, o secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, apresentou as ações do governo referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda2030, e convidou a instituição da ONU para participar da construção do Calendário Rio2030.

- O Governo do Estado estabeleceu por decreto, em novembro de 2021, a Comissão Estadual dos ODS, que vai criar objetivos do desenvolvimento sustentável no orçamento anual, assim como criar o Observatório dos ODS - disse o secretário.

Encontro com embaixador

Após a reunião com representantes da ONU Habitat, Castro e sua comitiva se encontraram com o representante permanente junto às Nações Unidas, o embaixador Ronaldo Costa Filho.

Governo do Estado do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG