É incrível como a transparência pública é problema na cidade, sobretudo no poder público, em todas as gestões. Recentemente, a Câmara Municipal de Miracema, após negar resposta ao Comitê em Defesa de Miracema por três vezes seguidas, durante o ano de 2024, não houve outra opção, senão a representação junto ao Ministério Público, que gerou um Inquérito Civil (IC) ainda em andamento.
O Legislativo passou por uma verdadeira transformação no aspecto da publicidade e transparência de seus atos, com a divulgação ao vivo, em audiovisual, de suas sessões; com atualização de documentos nos espaços devidos em seu site e ainda precisa melhorar mais. Mas, reconheço que houve um avanço significativo. Foi difícil, primeiro a representação foi arquivada, foi preciso um recurso ao Conselho Superior do Ministério Público - CSMP - para conseguir o desarquivamento e chegar ao IC.
Por outro lado, as duas gestões passadas do Executivo municipal foram vergonhosas no quesito transparência, apesar de várias denúncias ao MP-RJ, não houve muito sucesso e resultado. Pela experiência dessa blogueira, no início do mandato da nova prefeita, parecia que seria diferente. Mas após várias solicitações de informações, vejo que está igual ou pior. O que mostra que são mesmo refratários à transparência, o que era para ser uma regra, é a exceção.
Vamos acompanhar. Pessoalmente, ainda não avancei, apesar da falta de resultado nos pedidos de informação.
Vamos em frente! Fica o registro!
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário