Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 3 de junho de 2022

Rio tem 19 pedidos de Indicações Geográficas

Café de Varre-Sai. Ilustração. PMVS
O Rio de Janeiro está com 19 Indicações Geográficas em análise. O estado possui quatro aprovadas: a Cachaça de Paraty e três tipos de rochas ornamentais no Noroeste Fluminense: Carijó, Madeira e Cinza.
Entre os pedidos, estão: Vieiras da Ilha Grande, Laranjas de Tanguá (Baixada Fluminense), Artesanato da Costa Verde, Doce Chuvisco do Norte Fluminense, o Tomate de Paty do Alferes, as cervejas da Região Serrana e o Artesanato de Itaboraí.

Só o café tem 3 solicitações: Região Serrana, Médio Paraíba e Noroeste do estado do Rio de Janeiro. O grão da bebida preferida do brasileiro já é protegido por outros 12 territórios no Sudeste, Nordeste, Norte e Sul.

Novos IGs do Brasil: mel e erva-mate

Os estados de Minas Gerais e Rio Grande do Sul são os que colecionam o maior número de registros, cada um com 15. Já entre os produtos, vem se destacando o vinho, com 8 Indicações Geográficas, com predominância da região Sul.

Em duas décadas o Brasil já recebeu 91 certificados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial, depois da pinga, a primeira concedida. Esse ano foram dois novos. Em 1º de fevereiro, veio o reconhecimento do mel do Norte de Minas Gerais. Em 24 de maio, a erva-mate do Planalto Norte Catarinense.

Dois tipos de registros

A Indicação de Procedência (IP): é o reconhecimento de país, cidade ou região que se tornou notório pela extração ou fabricação de um produto ou prestação de um serviço. Já a Denominação de Origem (DO) é para o meio geográfico. No Rio de Janeiro, o Sebrae dá suporte técnico regional.

Desde 2018, com o especial "O Brasil que a Gente Produz", a Confederação Nacional da Indústria dá apoio técnico e cultural. A CNI apresenta ao público as histórias das pessoas que trabalham diariamente para valorizar o que é produzido de melhor no território brasileiro. Em duas temporadas, o documentário já explorou contos e fatos sobre vinho, queijo, café, cacau, erva-mate, farinha, erva-mate e, claro, a cachaça, esse verdadeiro patrimônio nacional.

Do jornal O Dia

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG