Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

ESCOLA ESTADUAL DE NOVA FRIBURGO RECEBE SELO DE CERTIFICAÇÃO LIXO ZERO

Foto: Sandra Barros

O Ciep E-Tec Professor Luiz Carlos Veronese reaproveitou mais de 90% de seus resíduos. Reconhecimento foi feito durante simpósio realizado nesta quinta-feira

O Estado do Rio de Janeiro acaba de ganhar a primeira escola certificada com o selo Lixo Zero, concedido pelo Instituto Lixo Zero às instituições que conseguem reaproveitar mais de 90% de seus resíduos. O Ciep E-Tec 480 Professor Luiz Carlos Veronese, localizado em Nova Friburgo, destinou 93% do lixo produzido diariamente na escola à compostagem ou reciclagem, deixando assim de enviá-los a aterros sanitários. O reconhecimento foi feito durante o I Simpósio de Educação, Inovação e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro - A Política de Educação e as Práticas de Sustentabilidade, realizado nesta quinta-feira (11/08) pela Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O projeto Lixo Zero foi implantado em 50 Cieps da rede estadual que estão sendo transformados em E-Tecs (Escolas de Novas Tecnologias e Oportunidades). Todas as unidades adotam o conceito de sustentabilidade, equipadas com painéis solares, horta comunitária, composteira, sistema de reuso de água e coleta seletiva do lixo. Para o presidente do Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabattini, a iniciativa é única no Brasil.

- Existem ações isoladas por todo o país, mas nada que se compare ao que a Secretaria de Educação do Estado está fazendo e que, certamente, terá um impacto enorme em todas as escolas brasileiras - reconheceu Sabattini, representante do Brasil no Zero Waste International Alliance.

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, a certificação é resultado de um esforço coletivo de toda a comunidade escolar para criar novos hábitos, formando cidadãos mais responsáveis e construindo uma sociedade mais sustentável.

- É um avanço importante e uma mudança de conceito. No momento em que se leva um programa como esse para a escola, estamos transferindo para as famílias e de lá para toda a sociedade - disse Valle.

O objetivo do Simpósito foi promover a discussão da sustentabilidade integrada à política de educação da rede estadual, bem como divulgar as ações iniciadas nas E-Tecs, que serão ampliadas para todas as 1.200 escolas da rede, trocando experiências entre gestores, docentes, alunos, universidade e instituições parceiras.


Segundo Júlio Cesar Barros, criador do premiado projeto Hortas Cariocas e ganhador do Pacto de Milão para Política de Alimentação Urbana, classificado pela ONU como essencial para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desde o início do projeto nas E-Tecs, foram plantadas 74 mil mudas e produzidas 6,5 toneladas de alimentos, que estão reforçando a alimentação escolar.

--
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Belo exemplo, esse é o caminho que teremos de aprender...

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG