Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 19 de setembro de 2022

"HÁ CIDADÃO NESTE PAÍS?"

No livro "O Espaço do Cidadão", o grande geógrafo Milton Santos, no capítulo que tem por título "Há Cidadão neste País?", afirma que:

"Cabem, pelo menos, duas perguntas em um país onde a figura do cidadão é tão esquecida. Quantos habitantes, no Brasil, são cidadãos? Quantos sequer sabem que não o são?"

Essa é uma questão da democracia, não existe democracia sem cidadania efetiva. 

Santos segue,

"O simples nascer investe o indivíduo de uma soma inalienável de direitos, apenas pelo fato de ingressar na sociedade humana. Viver, tornar-se um ser no mundo, é assumir, com os demais, uma herança moral, que faz de cada qual um portador de prerrogativas sociais."

[...]

"A cidadania é uma lei da sociedade que, sem distinção, atinge a todos e investe cada qual com a força de se ver respeitado contra a força, em qualquer circunstância". 

O cidadão tem direitos e também deveres, é sabido. No entanto, o que vem primeiro, a sociedade, formada de cidadãos, ou o Estado?

Sem o intuito de trazer resposta, aproveito a inspiradora música do Zé Geraldo, que passei a admirar desde muito pequena, ouvindo com meus tios maternos, bem como as reflexões de um dos maiores intelectuais brasileiros, para provocar nem que seja um lampejo de racionalidade sobre esse tema tão importante.

Galera reunida com Geraldo Azevedo.

Aproveito o ensejo do grande Festival Cultural realizado em Miracema, onde o Geraldo Azevedo fez um bonito show, com suas músicas tão artesanalmente letradas, recebeu tão bem os companheiros do Comitê Popular de Luta, para registrar que essa energia provocou mudanças. 

Depois de 1 ano e 7 meses sem poder comentar na página da Prefeitura Municipal de Miracema no Facebook (desde 10-fev-2021), misteriosamente. Depois de 4 meses totalmente bloqueada na mesma página, impossibilitada de ver qualquer publicação. Hoje, por conta das publicações referentes ao I Festival Cultural de Miracema, observei que passam em minha "timeline" várias postagens da referida página. 

Página desbloqueada. Acessível!

Comentários também acessíveis.

A motivação dessa mudança de comportamento da administração pública municipal desconheço. A única coisa certa é que não foi aleatória. Ou os ventos do festival cultural reacenderam as luzes da razão; ou é uma resposta ao inquérito civil no Ministério Público. Afinal, pedi informações e justificativas e nesse tempo todo, mais de um ano e meio, não tenho resposta.

Fica o registro! Vida que segue... e que os lampejos sejam muitos!

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG