Arquivo VAGALUME

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

CENTENÁRIO DE DARCY RIBEIRO, O IDEALIZADOR DA UENF


Um painel em grafite com o trio fundador da UENF — Darcy Ribeiro, Oscar Niemeyer e Leonel Brizola — será inaugurado na UENF nesta quarta-feira, 26/10/22, dia do centenário de Darcy Ribeiro, o idealizador da Universidade. A inauguração está marcada para as 11h30, em frente ao prédio da Reitoria.

O desenho foi criado pelo ilustrador Breno Medeiros, bolsista do projeto de extensão Rede Social UENF. O painel, com 2,6 metros de altura por 22 metros de largura, levou cinco dias para ficar pronto, com a ajuda do artista Anderson da Silva Santos do IDE Studio Criativo.

“Eu me sinto muito realizado, pois a UENF é muito especial para mim. Fiz Pré-vest aqui e retornei pra cá como estagiário da ASCOM e agora bolsista em design gráfico. Tenho um orgulho muito especial por esse trabalho. Tudo começou com um desenho encomendado para o outdoor dos 100 anos do Darcy, que evoluiu pra esse lindo mural com os grandes Niemeyer, Darcy e Brizola”, disse.


Breno também ressaltou a colaboração com IDE. “Somos colegas da mesma turma do Design Gráfico e, com a ajuda dele, eu consegui pela primeira vez transpor a minha arte para uma escala muito maior do que uma folha de papel ou a tela do celular”, afirmou.

“Estou realizado em fazer parte de um ‘trampo’ desses e poder retratar essas personalidades tão importantes da história aqui na UENF”, declarou IDE.

Inaugurada em 1993, a UENF começou a ser pensada em 1991, quando o então governador Leonel Brizola delegou ao professor, sociólogo e antropólogo Darcy Ribeiro a tarefa de conceber o modelo e coordenar a implantação da nova universidade. O projeto de arquitetura ficou a cargo de Oscar Niemeyer, um dos maiores nomes da arquitetura moderna.

Darcy cercou-se de pensadores e pesquisadores renomados para elaborar o projeto e apresentou-a como a ‘Universidade do Terceiro Milênio’. Previu a presença da UENF em Macaé (RJ), onde viriam a ser implantados os Laboratórios de Engenharia e Exploração do Petróleo (Lenep) e de Meteorologia (Lamet).

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG