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domingo, 31 de maio de 2009

GAZETA MERCANTIL: ENTENDA UM POUCO DA CRISE


"Desde sua criação até o início desta década, a Gazeta Mercantil foi referência para empresários e para o mercado financeiro por ser o único jornal de circulação nacional dedicado exclusivamente a cobrir negócios e economia. Com isso, desfrutava de uma posição confortável no mercado de publicidade legal, uma vez que tinha a preferência das grandes empresas de capital aberto na hora da divulgação de seus balanços.

Os problemas financeiros tiveram origem nos anos 90, quando as grandes empresas de comunicação decidiram apostar suas fichas em novas tecnologias, em particular a Internet, e perderam dinheiro. A maioria dos sites jornalísticos não conseguiu atrair a publicidade para compensar os investimentos.

A situação piorou ainda mais quando o real se desvalorizou em 1999. As dívidas contraídas em dólar começaram a pesar para a Gazeta Mercantil. Em maio de 2000, quando o Valor Econômico fez sua estréia, o jornal passou a ter de enfrentar também um concorrente forte.

Além de ter o amparo de dois pesos pesados da mídia brasileira - os grupos Folha e Globo -, o Valor soube aproveitar os espaços deixados pela Gazeta que, em 2001, formalizou que estava em crise ao postergar o pagamento de fornecedores, atrasar salários e demitir jornalistas. Só naquele ano, foram dispensados ou deixaram a empresa, aproximadamente, 300 profissionais. Divisões como o Panorama e a Análise Setorial deixaram de existir.

É difícil dizer quanto ainda vale a marca e a estrutura da Gazeta Mercantil. Mas, caso saia mesmo de circulação, uma página do jornalismo econômico brasileiro terá sido virada."


Do Portal da Revista Exame.


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http://www.maratimba.com/noticias/news.php?codnot=243260

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