Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 3 de julho de 2009

"A ÉTICA CONCORRENCIAL EM TEMPOS DE CRISE"




Esse foi o tema da palestra proferida pelo ex-ministro da fazenda, Marcílio Marques Moreira, na faculdade de Letras da UFF, no Gragoatá, no último dia 30 de junho.

Com o auditório lotado, o ex-ministro apresentou a alunos e professores da universidade sua visão sobre a crise econômica mundial e alguns dos problemas que deverão ser enfrentados pelo país nos próximos meses.

Ressaltou a dificuldade em ver hoje no gestor público o interesse público se sobrepondo ao privado, chegando a citar a força das bancadas, que superam a força dos partidos políticos em nosso país.

O ex-ministro realçou a constante exploração de interesses especiais, em detrimento do interesse da coletividade, como grande fator que prejudica a democracia participativa e a ética política. "O público precisa ser mais respeitado", afirmou o palestrante. Quando também mostrou que a sociedade brasileira precisa evoluir nos aspectos éticos.

Questionado sobre a relação entre ética e especulação o ministro citou as palavras da escritora Lya Luft, no último Fórum Social Mundial, em que a escritora ao falar sobre ética disse que: "a crise traz uma oportunidade de você repensar rumos e valores."

Ainda sobre gestão pública o ex-ministro criticou o curtoprazismo dos gestores públicos, em todas as esferas, que prejudica sensivelmente a sociedade no longo prazo.

Para entenderem um pouco do que o palestrante falou sobre a crise financeira, leiam aqui, o artigo publicado em abril, no jornal "A Folha de São Paulo", de sua autoria.

Na opinião dos participantes a palestra foi muito boa, com conteúdo que atendeu a expectativa de todos os interrogados.

O tema é de suma importância para os estudantes que se preparam para gerir negócios no futuro. Na maioria alunos de Administração, Ciências Contábeis e Relações Internacionais, já que o evento foi organizado pela turma do 1º período do curso de Administração, com orientação do professor Eduardo Picanço, do Departamento de Administração da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Turismo.

Os organizadores estão de parabéns pela iniciativa.


O ex-ministro é membro do INSTITUTO BRASILEITO DE ÉTICA CONCORRENCIAL (ETCO), fundado em 2003, é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP), que congrega empresas, entidades empresariais não-governamentais com o objetivo de promover a melhoria no ambiente de negócios e estimular ações que evitem desequilíbrios concorrenciais causados por evasão fiscal, informalidade, falsificação e outros desvios de conduta. Numa visão mais ampla, conscientizar a sociedade sobre os malefícios sociais de práticas não éticas e seus reflexos negativos para o crescimento do país. Adicionalmente, propor e apoiar iniciativas que estimulem o comportamento ético na economia. Compõem o ETCO 6 câmaras setoriais congregando empresas dos segmentos de tecnologia, medicamentos, combustíveis, fumo, cervejas e refrigerantes. (www.etco.org.br)

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG