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quarta-feira, 15 de julho de 2009

O CAMINHO DO OURO POR FREDERICO SIQUEIRA

Convido você, leitor vagalume, a ler o que escreveu o Mestre Frederico Siqueira Magalhães em seu blog sobre o projeto da Estrada Real. (leia aqui)

REPRODUZIMOS O TRECHO:

Quarta-feira, 28 de Janeiro de 2009

Caminho das Minas: Campos dos Goytacazes a Ouro Preto.

A descoberta de ouro, final dos seiscentos, provocou uma imensa corrida no sentido das montanhas de Minas. A febre do ouro acometeu a colônia e a metrópole, incendiando a imaginação de todos. Do aristocrata ao galé, foram perpassados pela descarga nervosa que a cobiça desencadeia e a possibilidade de fortuna da noite para o dia justifica. Mas a escalada para as montanhas não era tarefa fácil.
Como rota disponível apenas o Caminho Velho freqüentado desde o final do séc. XVI pelos bandeirantes e entradistas. Para quem se encontrava no Rio de Janeiro esse caminho começava com uma viagem pelo mar até Paraty, subia-se por Cunha até Guaratinguetá, depois para Lorena, Garganta do Embaú, penetrando no território mineiro em Passa Quatro, Caxambu, Carrancas, São João del Rei, Conselheiro Lafaiete e Ouro Preto. A viagem consumia entre 60 e 90 dias.
As imensas dificuldades e a longa duração fizeram com que a coroa portuguesa logo providenciasse uma nova rota, tarefa iniciada por Garcia Rodrigues e completada por seu cunhado Domingos da Fonseca em 1704. Este caminho descia de Barbacena, passava por Santos Dumont, Paula Lima, Juiz de Fora, Matias Barbosa, Simão Pereira, Três Rios, Barra do Piraí, descia a Serra do Mar, saindo na Pavuna, Penha, Rio de Janeiro. Era o Caminho Novo. As autoridades coloniais de imediato reprimiram a abertura de novas rotas, desviando para o Caminho Novo todas as atividades entre o litoral e as minas, para facilitar a coleta dos impostos, minimizar as fugas do ouro e dos diamantes.
O Caminho Velho e o Caminho Novo constituem a chamada "Estrada Real".
Em movimento ousado, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) idealizou o projeto “Estrada Real” que recebeu imediato apoio do governo e sociedade do estado de Minas Gerais, resultando na criação (http://www.estradareal.org.br/) do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento do Potencial Turístico da Estrada Real oficializado através da lei nº 13.173 de 1999.
Decorridos dez anos o projeto "Estrada Real" é sucesso absoluto, multiplicando largamente os efeitos econômicos, sociais, culturais decorrentes do sempre crescente afluxo de turistas interressados em conhecer a História da epopeia do ouro das Minas Gerais.
Este post surgiu da constatação que o Caminho das Minas, ligando Campos dos Goytacazes a Ouro Preto poderia fazer parte de um esforço para incrementar o turismo, tanto das regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro como da Zona da Mata Mineira, tomando por modelo o projeto da "Estrada Real". Estas regiões necessitam urgentemente de saídas para o aumento de renda e emprego. Com a palavra as lideranças das diversas cidades que integrariam um tal projeto."

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