O Ministério das Comunicações vai publicar, nos próximos dias, a portaria que traça a política para cobrir a zona rural com telefonia e internet de alta velocidade. O texto vai indicar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o que se espera para o atendimento. Uma das recomendações será que a agência reserve a frequência de 450 MHz para cobrir essas áreas com serviços de voz e dados. A previsão é que a licitação seja realizada ainda no primeiro semestre de 2010.
A meta do ministério é levar telefonia e internet em banda larga à zona rural, contemplando especialmente as escolas. Para que isso seja possível, uma solução seria incluir obrigações para as operadoras que participarem da licitação. A ideia é que quem ganhar a freqüência de 450 MHz tenha que fazer a conexão das escolas rurais com internet de alta velocidade.
Em consonância com as diretrizes defendidas pelo ministério, a Anatel abriu consulta pública sobre o uso de radiofrequência na faixa de 450 a 470 MHz. A consulta nº 24, publicada no Diário Oficial da União no dia 16 de junho, leva em consideração a necessidade de incrementar a oferta de banda larga, especialmente sem fio, e de criar condições para viabilizar o atendimento de áreas rurais e remotas. As contribuições à consulta poderão ser enviadas pelo site da Anatel até 13 de julho.
Do Boletim do Planalto: "EM QUESTÃO".
Do Boletim do Planalto: "EM QUESTÃO".
2 comentários:
Angeline
Muito importante a Banda Larga no interior. Aqui em nossa região, se paga gato por lebre. Exemplo em nossa Grande região do Garcia em Blumenau, só temos uma opção: BRASIL TELECOM...um desastre não funciona. Oferecem até 8MB de velocidade, e não funciona nem 1MB - eu faço a medição todos os dias, deveria estar ali pelo menos próximo a um MB, mas a média é inferior a 200KBPS.....POR ISSO E OUTROS MOTIVOS QUE A EMPRESA ESTÁ SENDO absorvida pela OI. Esperamos que melhore.
Abraços Adalberto Day cientista social e pesquisador em Blumenau SC
Caro Beto:
A cidade de Tiradentes-MG, com aproxidamente 6.500 hab. teve implantando o programa TIRADENTES DIGITAL, em parceria com o governo federal. Lá a internet é via rádio, todos os moradores e visitantes com um notebook, têm acesso à internet gratuitamente.
Segundo informações de alguns moradores, isso ajudou muito a divulgar ainda a mais cidade e a alimentar o turismo na região.
Postar um comentário