Alexandra Moreira, Luciene Figueiredo, Luiz Gustavo Pessanha e Márcia Bibiane durante a visita ao Complexo Machadinha. Foto: Genilson Pessanha/Secom PMQ.
A informação é do blog "urgente!", de Campos, e dá conta do sucesso que é o caso de Quissamã, como muito já divulgamos aqui. Abaixo transcrevemos o release divulgado naquele blog:
A presidente da Fundação de Cultura e Lazer, Alexandra Moreira Gomes, recebeu, nesta semana, representantes da Superintendência do Sistema Estadual de Museus para conhecerem o patrimônio histórico-cultural de Quissamã. Esta visita faz parte de um projeto de política integrada com os municípios fluminenses, a partir da valorização do patrimônio local. Na ocasião, Alexandra foi informada que Quissamã sediará, em novembro, uma oficina de recuperação de documentos, que contará com a participação de gestores de cultura de todas as cidades integrantes do Sistema de Museus.
Para a presidente, esta visita representa a repercussão do sucesso do trabalho realizado pela Prefeitura no resgate da identidade cultural do município. “Estamos nos tornando referência regional na restauração do patrimônio histórico, graças à dedicação de toda a nossa equipe. Além disso, com a vinda dessas especialistas, temos a oportunidade de ampliar nossos horizontes trocando experiências somando forças para novas propostas”, destacou.
O Sistema Estadual de Museus foi criado em março deste ano durante o I Fórum de Museus do Estado. O objetivo é incentivar e apoiar os museus de todo o território fluminense, a fim de que eles cumpram a missão de fortalecer a história e a identidade cultural das cidades em que atuam, além de desenvolver políticas e programas conjuntos de preservação do patrimônio.
Outra proposta deste sistema é estimular e apoiar a implementação de novas instituições de cultura, prestar consultoria aos museus, estimular programas de qualificação profissional na área museológica, além de, no futuro, estabelecer um banco de dados dos museus e seus acervos.
No roteiro, foram visitados todo o centro histórico - Centro Cultural Sobradinho, Cine Quissamã, a Réplica da Estação Ferroviária do Centro; e a Casa de Mato de Pipa -, o Solar da Mandiquera; o Complexo Cultural Fazenda Machadinha, e por último, o Museu Casa Quissamã, onde foi contada sua história, além dos detalhes sobre o restauro e da aquisição dos bens contidos naquele prédio.
“Aqui a cidade está viva”, resumiu a superintendente do Sistema de Museus, Márcia Bibiane, impressionada com tudo que encontrou no município desde sua última visita, em 2000. “Faz uma grande diferença a atenção e o cuidado da administração local em relação à memória. É de emocionar”, disse.
Segundo ela, a restauração mostra toda uma preocupação na manutenção dos aspectos históricos do espaço. “Foi tudo bem pensado, amparado pelos critérios técnicos de restauro com os órgãos especializados neste setor”, avaliou Márcia, após a saída do Museu.
Para o prefeito Armando Carneiro esta visita é muito importante para justificar as políticas públicas de gestão de cultura vigentes e também para reforçar as parcerias com o Governo do Estado. “Acreditamos que o resgate histórico pode fomentar o turismo daqui da cidade”, ressaltou.
Participaram também da visita, a museóloga Luciene Figueiredo e a bibliotecária, Ana Cristina Ferreira do Valle."
28/08/09
Release para Imprensa
2 comentários:
Vejam, aí está o belo exemplo de Quissamã. Emancipado há poucos anos, tem no seu patrimônio cultural, talvez, a segunda fonte mais importante de geração de empregos e de arrecadação municipal. Unir cultura e turismo, antes de ter o conhecimento devido é preciso ter sensibilidade, o que parece sobrar ao Prefeito de lá e em sua equipe de governo, falta ao daqui e a sua trupe. PARABÉNS QUISSAMÃ!
No caso de Quissamã, que deveria servir de exemplo para Miracema, sabedores de que os "royalties" do petróleo são finitos, tomaram providências de desenvolver outra atividade que desse sustentabilidade aos investimentos, de forma que houvesse um desenvolvimento com olhar para o futuro.
Nesse sentido, foi feito um planejamento estratégico, analisados vários fatores, como vocações, valores culturais existentes, patrimônio e etc., daí o sucesso do município no turismo sócio-cultural.
Os municípios do noroeste fluminense bem que deveriam seguir o exemplo.
Postar um comentário