O professor da UENF, de Campos, economista Alcimar Chagas, enviou um comentário ao blog, na postagem sobre o destombamento que merece a apreciação de todos. O comentário original pode ser acessado aqui.
Alcimar disse...Angeline, é evidente a fragilidade das entidades representativas da sociedade, especialmente em pequenas cidades como as do Norte e Noroeste Fluminense. Essa condiçào fortalece os políticos de carreira, que apresentam o mesmo perfil: prepotência, falta de habilidade no trato das questões públicas e desrespeito ao cidadão, exatamente, porque ele sabe da desorganiaçào da sociedade local. Esse é um traço da fragil democracia em nossa região. Não vejo outra alternativa que não a luta pelo fortalecimento dessas entidades representativas em cada local. É preciso trabalhar as associações de comércio, de trabalhadores rurais, de donas de casa, de estudantes, profissionais liberais, etc., de forma a criar uma massa crítica para combater esse desequilíbrio social.
Parabéns a todos os envolvidos nessa luta de Miracem e considere a minha repúdia a decisões dessa natureza.
Abraços, Alcimar Chagas
Um comentário:
Olá pessoal!
O Decreto Nº 0.144 / 2009 de 01 de abril de 2009 - é importante esclarecer que a revogação parcial do tombamento efetivado pelo município em 1995, constante no texto sancionado e publicado pela Prefeitura, não tem efeito jurídico nenhum sobre o tombamento estadual, que permanece protegendo o Centro Histórico de Miracema, incluindo suas ruas, calçamentos e arborização, de qualquer interveção que venha a descaracterizá-los ou causar a mutilação do seu conjunto.
O tombamento estadual não significa que melhorias não possam e não devam ser feitas para valorização da cidade e do seu traçado urbano, com suas praças, arruamentos e arborização (e o mesmo vale para seu casario), mas significa, sim, que tais intervenções não podem ocorrer de forma a destruir ou descaracterizar esses bens culturais e, por isso devem ser analisadas e aprovadas previamente pelo órgão técnico responsável tombamento.
O que esse destombamento ardiloso mostra, como disse o próprio prefeito, é uma grave incompreensão, por parte da atual administração, quanto a importância de Miracema dentro do cenário histórico e cultural do nosso estado e o potencial que isto representa para o seu desenvolvimento humano e econômico.
Portanto, MIRACEMENSES, honrem a sua terra e lutem para proteger nosso centro histórico.
Não notamos ainda força para que isso aconteça, o povo precisa reagir, mas sabemos q a falta de abstração p isso entender, domina a sociedade atual.
Amém!
Postar um comentário