O deputado estadual Rodrigo Neves (PT) visitou, nesta quinta-feira (10/09), as obras de restauração da Biblioteca Estadual de Niterói, que estão orçadas em R$ 2,5 milhões e têm previsão de entrega para março, quando a única biblioteca pública da cidade completa 75 anos. A verba usada na restauração, que está sendo feita pela Empresa de Obras Públicas do Estado (Emop), é fruto de uma emenda ao orçamento do Estado do Rio de Janeiro realizada pelo parlamentar, quando a matéria estava em discussão na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj).
"A biblioteca é um patrimônio histórico e cultural de Niterói. Não são apenas obras de emergência, mas uma restauração completa, que vai dar uma grande contribuição para a revitalização do Centro. Por último, temos que destacar a importância do ponto de vista da educação e formação da juventude, pois também estamos discutindo com a Secretaria de Estado de Cultura a digitalização do acervo, a aquisição de novos livros e a informatização da biblioteca. Nosso objetivo é criar condições para que a biblioteca atenda aos mais de 50 mil estudantes secundaristas e universitários que circulam pelo Centro de Niterói", afirmou Rodrigo Neves.
De acordo com a diretora da biblioteca, Glória Blauth, o local contará com uma "sala de atualidades", onde revistas e periódicos estarão disponíveis para o público. "Todos os ambientes serão climatizados, garantindo a umidade adequada para a conservação dos livros. O projeto prevê ainda a construção de rampas e a instalação de um elevador hidráulico para facilitar o acesso de pessoas com deficiência", explicou o parlamentar. Neves ainda lembrou que as obras estão sendo acompanhadas por técnicos do Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac), com a preocupação de conservar e recuperar as características originais do edifício. O prédio, tombado pelo Estado, foi projetado por Pietro Campofiorito em estilo neoclássico e inaugurado em 15 de março de 1935.
O deputado ainda informou que vai pleitear, junto ao Tribunal de Justiça, a reforma da fachada do antigo prédio do TJ e do edifício onde funcionava a 76ª Delegacia de Polícia, considerados importantes para concluir o processo de restauro do patrimônio histórico em torno da praça da República. "Essa foi uma visita inicial. Como apresentamos a emenda e discutimos o projeto desde 2007, faremos visitas constantes para acompanhar a conclusão dessas obras. A biblioteca será mais um equipamento público que o estado recupera com a participação da Alerj. Os outros foram o Liceu Nilo Peçanha e as escolas Hilário Ribeiro, Conselheiro Josino, Guilherme Brigs e Henrique Lage, esta última com o apoio da Petrobras", concluiu Neves.
Texto e informação da ASCOM da ALERJ.
Parabéns aos envolvidos pela preocupação com a revitalização do Patrimônio Histórico de Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário