Uma comitiva de profissionais da Universidade Paris 8, na França,visitou Quissamã no domingo (13/09). O objetivo da visita foi conhecer a cidade e buscar parceria, através da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o governo municipal, para a instalação da Universidade Latino-Americana e Caribenha de Cultura na região.
Recebidos pelo prefeito Armando Carneiro, pela presidente da Fundação de Cultura e Lazer, Alexandra Moreira, e pelo secretário de Educação, Arnaldo Mattoso, eles visitaram os principais pontos turísticos como o Centro Cultural Sobradinho, o Complexo Histórico Cultural Fazenda Machadinha, o Museu Casa Quissamã e o Solar da Mandiquera.
De acordo com a presidente da Fundação, a proposta inicial é a implantação do pólo da Universidade em Rio das Ostras e que Quissamã seja sede de uma área de pesquisa avançada. “Seria muito importante para nós em função da grande visibilidade”, afirmou Alexandra.
Na ocasião, o presidente da cátedra de Filosofia da Cultura da Unesco ediretor do doutorado de Filosofia da Universidade de Paris 8, Jacques Poulain, ficou encantado e parabenizou o prefeito Armando pelo trabalho realizado. Além dele, fizeram parte da comitiva a representante da Unesco e doutora em Filosofia de Paris 8, a gaboense Irma Medoux; o coordenador do curso de produção cultural da UFF em Rio das Ostras, Guilherme Werlang; e a subcoordenadora Dinah Guimarães. “O grupo foi trazido pela professora Dinah, que conhece Quissamã desde 1984”, frisou Arnaldo Mattoso.
A informação é da ASCOM da PMQ divulgada no blog do Vítor Menezes, urgente!
Foto de Danilo Villani.
Nenhum comentário:
Postar um comentário