Arquivo VAGALUME

terça-feira, 29 de setembro de 2009

FÓRUM AGENDA 21 MIRACEMA: EVOLUÇÃO





Recebemos de Carlos Frederico Castello Branco - Calico - facilitador do Fórum Agenda 21 Local de Miracema, servidor do SEA, Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado do RJ, a mensagem abaixo, que esclarece a evolução do Fórum de Miracema.

No dia 02 de Outubro - Sexta Feira, acontecerá a terceira oficina de capacitacão de moderadores da Agenda 21 Local de Miracema.


"A Agenda 21 de Miracema estava "adormecida", condição que a Rede Brasileira de Agendas 21 Locais apresenta para os processos que iniciaram sua constituicão de alguma forma no território e que não conseguiram "energia necessária" para a continuidade.
Para "acordar" ou reanimar o processo é preciso metodologia e nesta primeira fase o método aplicado nos serve para construir um Marco Conceitual.
Na primeira oficina os participantes do Forum 21, além de nivelar seus conhecimentos sobre a Agenda 21 Internacional e Brasileira e debater os conceitos de sustentabilidade, aprenderam a utilizar a primeira ferramenta de DRP - Diagnóstico Rápido Participativo.
Esta primeira ferramenta, além de fortalecer o trabalho em equipe e os principios de cooperação, tem como resultado concreto a elaboração de um planejamento estratégico para o funcionamento do Forum. Uma visão interna das instituições sobre quais os problemas a serem tratados a curto, médio e longo prazos e que serão discutidos na segunda fase, com a população.
Além destes resultados sistematizados em um primeiro documento, as instituições decidiram por consenso que deveriam ampliar o número de participantes como forma de legitimar o forum e fortalecê-lo institucionalmente.
Durante todo o mês seguinte, o forum mobilizou novas entidades, a participação no processo e divulgou a construção da Agenda 21 Local.
Alguns membros do forum também iniciaram sua participação na REBAL (Rede Brasileira de Agendas 21 Locais).
A segunda ferramenta foi aplicada 30 dias depois.
Como continuidade da primeira ela tem a função de aprofundar o diagnóstico interno com foco na percepção das institucionalidades locais, suas capacidades de instalação e possibilidades de articulação. Trata-se do Diagrama de Venn. Um mapeamento de articulações que devem ser realizadas no tempo. Os participantes aumentaram quantitativamente em mais 50% o que demonstra o interesse e o potencial local do processo.
Em aproximadamente 60 dias estaremos capacitando o Forum a aplicar a terceira ferramenta chamada Mapa Perceptivo, onde as entidades construirão de forma participativa um mapa - posicionando os problemas levantados no território - discutindo-os e aperfeiçoando suas propostas iniciais de solução dos mesmos.
O Mapa Perceptivo ou Mapa Falado constitui uma "cartografia social" do território a ser trabalhado além de possibilitar o planejamento dos encontros que ocorrerão nas comunidades de Miracema.
A idéia é que, a partir do aprendizado destas três ferramentas (e mais algumas que iremos trabalhando para fortalecer o processo) o Forum da Agenda 21 Local possa iniciar então a construção do MARCO SITUACIONAL, isto é sair da sala para ouvir metodologicamente o que a população pensa e quer para si mesma. Quais os cenários futuros que as comunidades desenham para si mesmas. O processo requer aprender a ouvir mais do que falar, sistematizar os dados de forma participativa para que então se construa a Agenda do século XXI. A Agenda 21 como nós conhecemos.
Há um longo caminho a trilhar e dependerá de nós a motivação para continuarmos perseverantes e pacientes.
Não há transformação que se produza a curto prazo. O salto qualitativo acontece nas consciências quando a prática indica que há possibilidade de se construir um mundo melhor ."

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG