Segundo divulgou o blog "UENF CONTROLE SOCIAL", 30 presentes 24 Instituições diferentes estavam ontem na UCAM, na I Iniciativa Local de Capacitação para o Controle Social, iniciativa do Movimento Nossa Campos em parceria com PREX-UENF, PROEX-IFF e UCAM.
O tema em questão foi "Educação Fiscal: Um convite à cidadania", com módulos desenvolvidos pela Receita Federal de Campos e Macaé, reflexões sobre educação fiscal no contexto social e gestão democrática dos recursos públicos.
Os presentes discutiram a cultura política de nossos gestores de não planejar junto com a população, de solicitar presença da sociedade nas audiências públicas apenas a titulo de cumprir o protocolo, uma vez que as diretrizes, as propostas apresentadas pela entidades representativas, depois não são implementadas pelo executivo, muito menos fiscalizadas pelo legislativo. Acreditamos que essa característica é comum a um grande número de municípios, não é só uma peleja dos campistas.
Um participante relatou:
” vislumbramos algumas portas se abrindo e a que mais considerei foi chamar os candidatos a fazerem seu PPA embasados em seu programa de governo antes de se elegerem e criarem seus planos de governo embasados também nas necessidades apresentadas pela população. Após isso, basta eles assinarem este acordo e registrar em cartório com firma reconhecida e fazermos o papel só de acompanhar as ações feitas a cada ano, vigiando os orçamentos anuais."
Desejamos sucesso aos organizadores e participantes desse importante evento e esperamos que sirva de exemplo para os municípios do Noroeste Fluminense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário