Seguindo o conselho de André Pinto, sanjuanense que mantém um excelente blog na blogosfera do Norte Fluminense, estamos divulgando seu trabalho como guia turístico na terra natal. Além do belo trabalho para toda a região Norte Fluminense, serve de exemplo para o nosso Noroeste Fluminense.
PREFEITURA FAZ GUIAMENTO TURÍSTICO PARA CONFERENCISTAS NACIONAIS E ESTRANGEIROS
A Prefeitura Municipal de São João da Barra, através das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Educação propiciaram um guiamento turístico especializado, nesta tarde de terça-feira, 06/10, aos participantes da Iª Conferência Internacional de Desenvolvimento Regional e Local que está em andamento por três semanas consecutivas no Centro de Convenções, Turismo e Lazer do SESC Mineiro de Grussaí, São João da Barra.
A Secretaria de Educação organizou, Através da Secretária Graça Maria Viana e da assessora Heloísa Helena, a obtenção de transporte através da Agência de Turismo Carioquinha, onde uma bela jardineira levou os turistas aos diversos atrativos turísticos municipais, enquanto a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, através do Secretário Marcos Sá, cedeu o seu funcionário, o guia em turismo regional cadastrado na Turisrio, Andre Pinto, que traçou o trajeto, no intuito de ambientalizar os participantes aos atributos cênicos, patrimônio histórico, centro comercial e curiosidades de nosso município.
Os participantes conheceram no city tour as histórias de fundação do próspero município sanjoanense, histórias da cana de açúcar, gado, passando pelo petróleo e chegando ao Porto do Açu e com pitadas do futuro pré-sal. Visitaram, em "sight seeing" (de dentro do ônibus jardineira), o cais do imperador, o antigo trapiche, a Igreja e Praça de São Pedro, a tradicional rua dos passos, o Palácio Cultural, a Indústria de Bebidas Joaquim Thomás de Aquino Filho, A Praça e Igreja de São João Batista, A Casa da Câmara e Cadeia, O Centro Cultural Narcisa Amália, O Canhão da Rainha, O Paço Municipal, as Palmeiras Imperiais, a vila da CEHAB, a Colônia de Pesca Z-2 , A Igreja Nossa Senhora da Penha, o futuro entreposto de pesca, o prédio de Julinho, as Dunas de Atafona, o Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, o Novo Balneário de Atafona, A casa do "Disco voador", a Avenida Liberdade, Igreja de Santo Amaro e o retornaram ao SESC Mineiro, logo em seguida para reinicio de suas atividades. No roteiro houve a parada em dois locais: A Estação das Artes Derly Machado e as Ruínas do Pontal (antigo Prédio de Julinho);
Enquanto as mulheres estavam no interior da Estação das Artes Derly Machado, os homens conversavam sobre a arquitetura da antiga estação ferroviária. Crédito da foto: Andre Pinto.
Os conferencistas nacionais e estrangeiros conheceram as histórias do antigo Pontal de Atafona e o processo de transgressão marinha. Crédito da foto: Bruno Costa.
Para a Prefeita Carla Machado, a iniciativa de apoiar eventos como este, mostra que o município vem se preparando para acompanhar o desenvolvimento sustentável ao realizar e receber grandes eventos internacionais de turismo de negócios e turismo corporativo, uma vez que reúne todos os atributos necessários para o turismo receptivo, como ser reconhecidamente um pólo turístico pela Embratur, ter infra-estrutura, hospedagem, agências de turismo, equipamentos turísticos, técnicos habilitados e população hospitaleira.
Entre os participantes estavam pessoas do Sul do país - Região Gaúcha, do Norte - Natal, da Argentina, Chile, Rio de Janeiro, Minas Gerais e da própria cidade vizinha de Campos do Goytacazes e de nossa São João da Barra. Funcionários da LLX , que já conhecem S. J. da Barra há algum tempo, também estavam na jardineira e nem sequer imaginavam que o município tinha um quadro de profissionais para guiamento turístico tão especializado como este. A Estação das Artes efetuou algumas vendas para os turistas como licores e doces caseiros, bem como lembranças de São João da Barra.
Foram duas horas inesquecíveis de passeio de jardineira sob a brisa do vento nordeste e o céu azul claro da primavera - disse uma das participantes ao descer da jardineira, despedindo-se do guia, Andre Pinto. Entre os turistas estava um proprietário de uma famosa operadora de turismo de Minas Gerais que se encantou com o que foi visto e falado no passeio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário