No seminário sobre "Mudanças Climáticas e Gestão Ambiental" de ontem, no TCE-RJ, a blogueira apresentou uma pergunta para a secretária estadual de Meio Ambiente, Marilene Ramos. Por sorte, entre as 3 perguntas escolhidas para resposta imediata, já que as demais seriam respondidas por e-mail, a secretária escolheu a nossa.
A PERGUNTA:
Segundo pesquisa realizada pela FGV-RJ, "O SANEAMENTO É O ESGOTO DAS ESTATÍSTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS". O economista Marcelo Nery afirmou em entrevista que o Rio de Janeiro, apesar da realização dos Jogos Pan-Americanos, não obteve um bom resultado em saneamento, não evoluiu. A imagem do estado fluminense não foi satisfatória.
O que esperar da COPA 2014 e da RIO 2016?
A RESPOSTA:
A secretária afirmou que os números apontam para resultados positivos na política ambiental do Estado e que o pacto firmado com o COI, após a escolha da cidade do Rio de Janeiro para sediar os jogos, é importante, amplo, incluindo a despoluição da Baía de Guanabara e investimentos na Barra da Tijuca. Afirmou também que o Estado tem consciência dos desafios, como também tem consciência da dificuldade de recursos para realizar tudo o que precisa ser feito.
COMENTÁRIO DO BLOG: Confesso que o desafio é grande. Nos Jogos do Pan ainda não havíamos sido chamados a refletir sobre esse aspecto, sobre o legado dos investimentos em infra-estrutura que esses eventos proporcionam. Porém, dessa vez, caso não tenhamos resultado positivo, não será por falta de aviso, o trabalho da FGV-RJ está aí para isso. Os investimentos serão enormes e além do mais, como afirmou Marcelo Nery, em entrevista que divulgamos em outra postagem, a cidade Salvador é um exemplo, pois em 4 anos conseguiram levar saneamento para 40% da população, sem investimentos de jogos olímpicos.
O fato é que a secretária estadual apresentou um cenário de muito trabalho e otimismo com os resultados e isso já é um avanço.
O fato é que a secretária estadual apresentou um cenário de muito trabalho e otimismo com os resultados e isso já é um avanço.
Coincidentemente, a Globonews iniciou ontem uma série que discute os investimentos em infra-estrutura no RJ por conta da preparação para a Copa 2014 e a RIO 2016. Acompanhe, o tema de hoje será Transportes.
Um comentário:
E eu pergunto: Quantas vezes esta verba tem que sair para ser feito este trabalho de DESPOLUIÇÃO DA BAIA DA GUANABARA?
Pelo que sabemos aqui e em todo o Brasil, já saiu a verba, os trabalhos estavam adiantados e........" por que parou "? ... " parou por que "?...
Com a palavra nossos GOVERNANTES FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAIS, RIO E NITERÓI!
Rachel Bruno Siqueira
Postar um comentário