Arquivo VAGALUME

sábado, 31 de outubro de 2009

Fórum da Saúde debateu regionalização do SUS em Pádua

Doação de um mamógrafo para Pádua foi anunciada durante o evento .

A Secretaria Municipal de Saúde de Pádua realizou na tarde de 21 de outubro um Fórum sobre o tema “Os desafios do século XXI para a Gestão da Saúde Pública Municipal”, no Hotel das Águas. O Fórum é o primeiro evento de cunho científico da área de saúde realizado na cidade e teve como público alvo todos os profissionais da saúde da região – médicos, dentistas, enfermeiros e técnicos.
A abertura contou com a presença do vice-prefeito Ralph Kezen, do secretário de saúde Dr. Beraldo Martins Pacheco - que conduziu o Fórum – do assessor de regionalização da Secretaria Estadual de Saúde e Defesa Civil Manoel Roberto Cruz Santos, da vereadora Masa, do secretário de saúde de Bom Jesus de Itabapoana Dr.Luis Armando Boldan e de secretários municipais de Pádua.
O evento debateu temas importantes e teve por objetivo comemorar o dia do médico e do dentista (18 e 25/10, respectivamente), além da divulgação de assuntos de interesse dos profissionais da saúde e da comunidade em geral. “Queremos mostrar a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o sistema de saúde mais abrangente do mundo. Ele tem imperfeições, mas é um sistema jovem, ainda está em desenvolvimento. O objetivo é proporcionar a todos um tratamento de excelência, e este é também o maior desafio dos gestores da saúde”, afirmou Dr. Beraldo.
Ralph Kezen representou o prefeito José Renato Padilha e falou sobre o processo de regionalização da saúde no Estado, um dos temas a serem debatidos no fórum. “A regionalização é a solução para a melhoria da saúde. É preciso estruturar a região para que nos tornemos independentes dos grandes centros. O hospital São José do Havaí foi importante, mas não comporta mais a demanda da região. Precisamos de pólos de ortopedia, de oftalmologia, mais estrutura para realização de exames. Pode estar uma coisa em cada cidade do noroeste, não tem problema, contanto que tenhamos esse desenvolvimento aqui”, disse.
Antes de proferir sua palestra, o assessor da SESDEC Manoel Santos anunciou que o Governo do Estado doou para Pádua um mamógrafo completo, atendendo a um pedido das autoridades municipais que desejam suprir esta carência na região. A novidade foi comemorada pelos presentes. O mamógrafo ficará na Policlínica e os profissionais serão treinados pelo Inca (Instituto Nacional do Câncer) para que os laudos sejam emitidos com padrão de excelência.
Manoel Santos falou sobre “O processo da regionalização da saúde no fortalecimento do SUS”, principal tema do fórum. Ele afirmou que a regionalização já está em curso e que a região escolhida para o início da descentralização das ações de Saúde foi o Noroeste. “As regiões precisam ter suficiência em atenção básica, de média complexidade e em algumas ações de alta complexidade. Este novo sistema visa fortalecer os pólos transferindo recursos e poder de ação para as regiões. O Objetivo principal é garantir o direito à saúde a todos os cidadãos, corrigindo as desigualdades, racionalizando gastos e otimizando recursos. Iremos fortalecer a saúde nos municípios do interior”, enfatizou.


Saúde Bucal, saúde vascular e doença de Alzheimer também foram debatidos


O segundo tema foi apresentado pelo coordenador da Saúde Bucal do município, o dentista José Pereira Neto, que falou sobre “Saúde Bucal Coletiva”, contando a história e o desenvolvimento do atendimento odontológico em Saúde Pública. Ele aproveitou para falar sobre o serviço existente em Pádua. “Os consultórios da rede municipal são muito bons, às vezes demora, mas ninguém fica sem atendimento. Queremos aperfeiçoar, vamos inaugurar mais um consultório no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e criar o Laboratório Regional de Próteses dentárias. Nosso foco é a prevenção e a assistência para promovermos a saúde bucal da comunidade”, disse.
O médico Sebastião Miguel falou sobre “Saúde Vascular na gravidez” – as varizes, suas complicações e conseqüências. Ele informou que mais de 20 milhões de pessoas no Brasil sofrem com varizes, e que a incidência é maior nas mulheres, devido ao fator hormonal. A hereditariedade, o sedentarismo e a obesidade também contribuem com o problema.
O fórum foi finalizado com a palestra sobre “O mal de Alzheimer e outras demências do século XXI” proferida pela psicóloga Ana Lúcia Barros Contino. Ela mostrou as características da depressão, do comprometimento cognitivo leve (que também tem como sintoma perda de memória) e do Alzheimer, que é uma doença degenerativa progressiva.
Ao final do fórum, os participantes receberam certificado e participaram de um coquetel.


Kellen Leal / Sandro Olivier
Ascom - Prefeitura de Pádua
Divulgação "Noroeste on line".

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG