Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA

* Por Carlos Sérgio Barbuto


Quem não sabe ler não conhece a importância da leitura. Quem não conhece a importância da leitura não absorve conhecimentos. Quem não absorve conhecimentos não aproveita as oportunidades. Quem não aproveita as oportunidades não tem conforto e ganha pouco. Quem ganha pouco não tem poder de compra e não movimenta as lojas de departamentos. Se não movimenta as lojas de departamentos o comércio não vende. Se o comércio não vende, não compra das fábricas. Se não compra das fábricas elas fecham as portas. Se fecham as portas há desemprego. Se há desemprego, há desespero, fome e falta a esperança. Faltando esperança, há desânimo. Havendo desânimo muitos não têm o que fazer e se desviam para atividades marginais. Se há comércio marginal, o comércio legal fecha as portas. Se o comércio legal fecha as portas, há fome e miséria. Se há miséria há insalubridade. Se há insalubridade há doença. Se há doença, há sofrimento. Se alguém sofre, precisa de socorro. Quem precisa de socorro tem que saber explicar o que sente para ser socorrido e tem que entender que pode ser aliviado pelos avanços da ciência. Quem não entende os avanços da ciência não entende o sentido da vida. Quem não entende o sentido da vida não a valoriza, não raciocina nem questiona. Quem não questiona não sabe exigir o que é seu. Quem não sabe exigir o que é seu é um excluído. Quem é excluído não paga impostos. Quem não paga impostos não pode exigir do estado nada em troca e não tem direitos. Quem não tem direitos não é cidadão. Quem não é cidadão não pode questionar. Quem não pode questionar não pode concluir. Quem não pode concluir tem medo de perguntar. Quem tem medo de perguntar não se posiciona. Quem não se posiciona não lidera, não contribui, não acrescenta. Quem não acrescenta não argumenta. Quem não argumenta não reivindica, fica mudo e não se impõe. Quem não se impõe não se destaca. Quem não se destaca não é citado nem deixa seguidores. Quem não deixa seguidores é porque não deixou obras escritas. Quem não deixou obras escritas é porque não sabia escrever. Quem não sabia escrever é porque nunca aprendeu a ler. E quem não aprendeu a ler “apenas passou pela vida, não viveu”.

Um país se faz com homens e com livros "– Monteiro Lobato

Castro Alves:
"Oh! Bendito o que semeia
Livros, livros à mão-cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n`alma
É gérmen - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar."


ABRIR BIBLIOTECAS É FUNDAMENTAL.

3 comentários:

Blog "O Vagalume" disse...

Recebemos essa mensagem por e-mail:

Amigo Carlos Sérgio


Sem dúvida tem toda razão com a sua matéria a respeito.



Contudo cremos que o principal fator na formação humana está nos exemplos que recebe através daqueles que cercam o indivíduo, principalmente em seu ambiente familiar e social.



Povos que nunca aprederam a ler, nos mostram como pode funcionar bem, somente a cultura oral, quando há respeito aos mais experientes.



Evidentemente que através da leitura este apredizado pode ser mais diversificado, estimulado e assimilado.



É como aquele que aprende um ofício como nos velhos tempos, ao lado de um renomado mestre, e os que o fazem através de escolas específicas ao mesmo.



O problema da leitura não está tando no custo. Muita leitura gratuita é cada vez mais disponível e nem por isto o hábito da leitura se intensifica.



Por diversas formas temos incentivado a leitura nos meios que atuamos, a começar por nosso próprio lar e os resultados são desanimadores. Em geral, nem se interessam por folhear o que oferecemos e não raro, embora até disponham particularmente da publicação, denotam desconhece-la, como estamos constatando com LM.



Outrossim nossas análises precisam dar mais importância aos demais Brasis que temos. Reportagem desta manhã na TV mostrava povoados amazônicos, com cerca de três mil, aposentados e pensionistas da previdência social, com grandes dificuldades e até impossibilidades de cobrarem seus benefícios.



São tipicamente descendentes indígenas, falando regular português e de até 92 anos de idade. Para receber seus proventos, têm que fazer uma viagem de barco, uma vez por semana, muito sacrificante, que só a passagem lhe cobra R$ 160,00, ida e volta. Ainda gastam com alimentação, hospedagem etc. Em geral recebem salário mínimo. No fim o que lhes restam. Muitos dependem de favores de terceiros para receber.



Muitos e muito mais problemas assim têm que ser enfrentados.



Abraços, saúde e Paz de Cristo.

Luiz Carlos/MPmemória

AngelMira disse...

Vamos aguardar o resultado da enquete, para saber o que o leitor vagalume pensa sobre o tema.

disse...

Valeu Dr. Carlos;

Gostaria de parabeniza-lo por suas matérias no Blog O Vagalume e agradescer pela aquisição do meu livro de poesias " O Único Expectador"

Um abraço
Reginaldo (Rê)

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG