O blog de Campos-RJ, administrado pelo professor Roberto Moraes acaba de divulgar uma informação importante para o Norte Fluminense. Abaixo transcrevemos as palavras do blogueiro, com grifos nossos:
Entre as informações que circulam na Copenhague 2009 está a de que "os oceanos já sobem 3 vezes mais depressa". O jornal O Globo, na edição de hoje, traz a manchete exposta abaixo que trará consequências também para o nosso litoral, e, especialmente a nossa Atafona:
Em recente seminário no IFF [antigo CEFET de Campos], o secretário de Planejamento de São João da Barra, Vitor Aquino, disse que, baseado em estudos e análises do Núcleo em Pesquisas Costeiras da Coppe/UFRJ, que os investimentos para conter a ação do avanço do mar seria tão caro e de tão pouco efeito, que a solução apontada pelos pesquisadores seria para a prefeitura a se adaptar aos movimentos do mar. Seria mais barato procurar apoiar os atingidos sendo transferidos para outros locais do que tentando construir quebrar-mar, ou algo do gênero.
Taí uma avaliação que o blog não possui. De qualquer forma, seria bom manter e acompanhar estes estudos, até por conta dos investimentos que estão previstos à beira-mar desta região. Um núcleo de estudos e pesquisas permanentes seria de bom tom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário