Como somos simpatizantes do alegre carnaval do interior fluminense, principalmente, do carnaval miracemense, esperávamos comentários que avaliassem o evento como um todo, sem pontuar certas ocorrências, que na maioria das vezes dizem respeito a um grupo seleto e não afetam o maior responsável pela festa do Momo, o povão.
A nossa ideia inicial era elaborar uma postagem com as opiniões dos leitores, mas diante disso, vamos expor aqui nossas impressões e apoiá-las em certos comentários proveitosos dos leitores, sem que por isso frisemos certas picuinhas, que não nos interessam e acreditamos, não interessam ao nosso leitor.
Conversamos recentemente com um amigo que é especialista em entretenimento, turismo e coisas do gênero e a conclusão a que chegamos é que festas dessa monta são cíclicas. Vamos explicar o motivo. Assim como no final da década de 80 começou a surgir a moda do axé music, da música baiana, do carnaval em Salvador, nota-se que essa moda começa a perder força. A prova disso está no ressurgimento do carnaval de rua da capital fluminense, que esse ano contou com um público que superou o carnaval de Salvador.
Assim como a cidade do Rio de Janeiro investe no carnaval de rua, entendemos que não há carnaval de rua melhor do que o carnaval do interior. Comenta-se muito sobre as pessoas do interior buscarem a praia no carnaval. Isso de fato acontece. Porém, também ocorre de muitas pessoas buscarem o carnaval de Ouro Preto-MG. E aí?
E aí, é que necessitamos investir em nosso carnaval, na ressuscitação dos grandes carnavais miracemenses. O retorno da Escola de Samba Unidos no Samba e na Cor é por si só uma demonstração de que as coisas começam a melhorar. Melhor ainda quando assistimos a um belíssimo desfile das escolas de samba que já vêm lutando pela recuperação do carnaval como 'Os Magnatas', 'Alto do Cruzeiro', 'Maçarico', etc. Se a união da tradição com a competência resultar em grandes desfiles, com certeza essa etapa do trabalho estará completa. Até banda com marchinhas estava lá, isso já vem de alguns anos. E o que falta?
Ah! Pelo que observamos nesse carnaval falta a população miracemense acreditar que temos o melhor carnaval do estado e contribuir com essa união de forças. Os blocos estavam maravilhosos, mas só desfilaram à noite. Por quê? O lugar de bloco é na rua, não é à toa que surgiu a expressão 'colocar o bloco na rua'. Portanto, nossa sugestão é a de que os blocos tenham horários para desfilarem durante o dia nas ruas de Miracema.
Quanto aos organizadores devem ficar atentos à premiação, é um grande estímulo!
Quanto aos organizadores devem ficar atentos à premiação, é um grande estímulo!
No mais, realmente o som estava muito ruim e na Rua Direita reinou a paz. Se havia falta de policiamento, só vimos circulando 3 viaturas: 2 veículos da marca Gol e 1 camburão. Se houve brigas, foi no 'novo inferninho', ou melhor, no show lá pelas bandas dos Correios. Aliás, diga-se de passagem, a melhor coisa que aconteceu foi o fim do 'Inferninho', na Rua Barroso de Carvalho.
Aos adolescentes, que são a força jovem de nossa cidade, fica aqui o pedido: ao invés de aceitarem convites e viajarem... façam os convites e tragam a moçada para Miracema! Muitos blocos poderão surgir, até os mascarados retornarão. Porque clóvis, com belas fantasias, tínhamos aos montes.
4 comentários:
A Cidade do Rio de Janeiro fez renascer o carnaval de rua há coisa de dois ou três anos. As cidades do interior nunca deixaram a idéia morrer e ao longo do tempo aprimoraram o modelo. Recebi por vocês, quase diariamente, notícias do carnaval de Miracema e a TV Globo através do jornal local deu cobertura. De fato, foi um carnaval bom; excelente.
Caro Jackson Vasconcelos,
Obrigada por sua opinião. De fato o carnaval da capital vem se recuperando há alguns anos. Esse processo não se dá de imediato.
O que acreditamos é que podemos fazer o mesmo, mas precisamos do apoio da população.
Recebemos essa mensagem por e-mail e reproduzimos:
Amiga Angeline
Uma boa apreciação ao carnaval de Miracema.
Não esqueçamos que o carnaval de rua do Rio de Janeiro, só contou com a Prefeitura para por ordem nos desfiles de mais de 600 blocos, todos frutos da iniciativa particular dos próprios promotores dos mesmos e da adesão livre do público.
Estranhamos que a cidade, quebrando a tradição, nem se quer foi decorada ao Carnaval. Não houve nenhum concurso aos blocos. Ou seja o poder público se limitou ao patrulhamento.
Com respeito à foto, ficamos triste de ter omitido que LM a publicará com identificação e tudo. Se os amigos não nos ajudarem a fazer LM, com quem podseremos contar?
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Angeline,
EXCELENTE o Comentário de voces do BLOG O VAGALUME sobre o CARNAVAL DE MIRACEMA. PARABÉNS! Foi esta a AVALIAÇÃO que CONCLUÍ, ouvindo os COMENTÁRIOS de várias pessoas do POVÃO DE MIRACEMA, PARAISO DO TOBIAS E ZONA RURAL, que levei à Miracema para ver o Desfile das Escolas de Samba.
Não posso emitir opinião própria, pois peguei uma VIROSE lá, ainda a ser " definida " se foi DENGUE ou NÃO, e só consegui dirigir para levá-los até Miracema e esperá-los na cama até madrugada para levá-los de volta; infelizmente.
O POVO de PARAISO DE TOBIAS está ARRASADO pois NÃO foi feito NENHUM MOVIMENTO DE CARNAVAL PARA O 2º DISTRITO, tão ANIMADO TODOS OS ANOS, SEM BRIGAS E CONFUSÕES GRAVES! O Vereador Paulinho Azevedo deu-lhes esperança com o envio de caminhões da Prefeitura com o restante do Mineiro Pau do " Jiray ", que foi o 1º a desfilar em Miracema no 1º dia, com muita gente de Paraiso; que animaria o POVO de lá, já esperando desde 6ª-feira... mas, SEGUNDO INFORMAÇÕES COLHIDAS, O PREFEITO NÃO LIBEROU OS CAMINHÕES e o POVÃO DE PARAISO FICOU SEM FESTA E SEM A FAMOSA CHUVEIRADA E ANIMAÇÃO ATÉ DE MANHÃ.
Meus priminhos do Rio sairam da Fazenda depois de Palma para irem ao Matinê em Miracema, no Clube XV ou na Rua, mas não sei a opinião deles. Só sei que é sinal de que a Propraganda de que Miracema, de um tempo para cá está tentando RETOMAR NOSSO VELHO E DELICIOSO, ALÉM DE FAMOSO " MELHOR CARNAVAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ", concordam?
Muita coisa precisa ser feita, atendendo OUTRAS ÁREAS, para que a PREFEITURA ganhe a CONFIANÇA, APOIO, CREDIBILIDADE, SOLIDARIEDADE E AS MÃOS DO POVO TODO, INCLUINDO EMPRESÁRIOS, PRODUTORES RURAIS ETC..., para que A FESTA SEJA FEITA POR E PARA TODOS!
ABRAÇOS,
Rachel Bruno Siqueira
Postar um comentário