O jornal O Dia de quinta-feira (18) divulgou nota na página 5 informando sobre o posicionamento do governador de São Paulo e candidato a presidente da República, José Serra, sobre a possível mudança nas regras de distribuição de royalties. Abaixo transcrevemos trechos do jornal para que o eleitor conheça bem o pensamento do candidato:
Após longo silêncio, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), enfim reagiu contra a emenda que corta repasses dos royalties do petróleo dos estados produtores. "Do jeito que está, arruína o Rio de Janeiro e o Espírito Santo e, portanto, á inaceitável".
"O projeto significaria fechar as portas de muitas prefeituras do Rio e do Espírito Santo e quebrar os dois governos estaduais", completou após o evento na capital paulista.
...
"Acho legítimo pegar recursos do petróleo para beneficiar o Brasil como um todo, mas isso não pode se fazer liquidando dois estados."
Um comentário:
Recebemos por e-mail: Amiga Angeline
Mais uma vez a nossa região é garroteada em benefício de outras, graças à nossa inércia. Primeiro foi a transferência da Capital para Brasília. Depois a fusão dos dois estados, reduzindo à metade o nosso poder na política nacional: de dois governadores para um; de 6 senadores para 3; redução de deputados federais etc. Agora querem mais esta dos royaltes.
É um princípio elementar de direito se respeitar os direitos adquiridos. Mas em votação no Congresso Rio de Janeiro, São Paulo e Minas valem menos que os demais estados juntos.
Diante de uma próxima eleição que impotância tem isto? Nenhuma! Qual o candidato de estado não prjudicado irá prejudicar um seu município em defesa seja lá do que for?
A solução, ao nosso ver estaria em cobrir os prejuizos estaduais com os 40% que a União lhe reservou. Mas o governo federal não quer ouvir falar nisso.
O governador do RJ está certo com a sua bronca, mas nos parece que adotou a tática de que sua porta nunca seria arrombada. Agora que foi corre para colocar tranca.
Abraços, saúde e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
Postar um comentário