Há bastante tempo acompanhamos a BR 393, trecho Além Paraíba a Pirapetinga, no estado de Minas Gerais. Participamos de abaixo-assinados, enviamos vários e-mails a deputados, senadores e governadores e nada foi conseguido. Isso não é novidade, pois há décadas esse trecho é esquecido das autoridades públicas.
A informação de maior substância que recebemos veio da Firjan do Noroeste, que em julho do ano passado divulgou seus esforços para resolver o problema do trecho, que é de suma importância para a região Noroeste Fluminense. É através dessa estrada que os turistas têm o melhor acesso à região, a produção de vários estados do Brasil escoa pelo trecho e há anos que assistimos a inúmeros acidentes, muitas vezes com morte, inúmeros prejuízos aos caminhoneiros, empresas e viajantes, em função das inúmeras crateras. Esse drama já foi fartamente relatado.
Divulgamos aqui, em julho, a conquista realizada por intermédio da Firjan Noroeste:
"Atendendo a uma reinvidicação feita pela FIRJAN Noroeste, o DNIT através da Superintendência Regional do Estado de Minas Gerais, enviou o Oficio 318/2009/GAB/SREMG/DNIT, informando a publicação no Diário Oficial da União de 08/05/09, do resultado do edital para a restauração da BR-393.
O trecho a ser restaurado é entre a divisa RJ/MG (Pirapetinga) e a divisa MG/RJ (Além Paraíba).
“Estamos muito satisfeitos com mais essa conquista, não só para o Noroeste Fluminense, mas também para a Zona da Mata Mineira, pois alguns trechos dessa região também serão reestruturados. A luta continua, vamos partir de agora para as rodovias estaduais”, conclui o presidente da FIRJAN Noroeste, Antônio Boechat. "
Consórcio Fidens/EMPA/Terrayama foi o vencedor, com o valor de R$ 50.884.991,15.
OBJETO: Obras de Restauração na Rodovia BR – 393/MG;
TRECHO: Div. RJ/MG (Pirapetinga) – Div. MG/RJ (Além Paraíba);
SUBTRECHO: Div. RJ/MG (Pirapetinga) – Entr. BR – 116 (A);
SEGMENTO: km 0,00 – km 45, 70 ; EXTENSÂO: 45,70km;
Para conhecer o conteúdo do edital de concorrência, de 07 de maio de 2009, clique aqui. A página do DOU de 08 de maio está aqui.
Passamos várias vezes nessa estrada durante o mês de março e notamos, que apesar de várias áreas em meia pista, alguns buracos e alguns 'remendados', há máquinas na pista e com sinais de alargamento da via. As imagens abaixo, são dessa semana. Estacas estão em vários lugares marcando o espaço que será alargado. Homens e máquinas denotam que a obra será de grandes proporções. Pelo menos, é o que desejamos e necessitamos que seja feito, haja vista que essa obra chega com atraso de décadas.
Uma moradora da cidade mineira de Estrela D´Alva nos assegurou que os homens estavam a serviço da empreiteira que ganhou a licitação e mostrou-nos inclusive um ônibus, que transporta os trabalhadores e serve de restaurante, ou local de repouso e lanche, dos mesmos.
Mais a frente, esses homens marcavam com as estacas.
Pórtico na entrada da cidade de Estrela D´Alva-MG.
2 comentários:
Será que desta vez nos livraremos de fato dos buracos na BR-393. A primeira tentativa disto, como se era de esperar, deu no que deu. E agora?
Aos poucos a história do Morro do Mumba vai aflorando, como aconteceu com o seu lixão. Vai ficando claro que a principal responsável por esta tragédia é a Prefeitura de Niterói que deverá pagar por todas perdas ocorridas. Prato feito aos advogados para demandarem as devidas indenizações.
Além do informado quanto aos estudos da UFF, que bastam para se caracterizar a irresponsabilidade da dita Prefeitura consideramos mais o que se tem sabido através da TV.
Tal lixão deve ser da responsabilidade da mesma pois lá o implantou, aterrou e permitiu que fosse edificado, sem os devidos cuidados técnicos. Se não era a proprietária da área, pelo menos, deteve a sua posse. Como declarado pelo atual prefeito, em sua gestão anterior, teve conhecimento de sua ocupação. Se a mesma não era edificável não a deveria ter permitido, quando ainda não tinha o problema de remoção alguma.
Um dos primitivos ocupantes da área informou ter para lá se mudado como resultado de uma negociação com a prefeitura que lhe forneceu o lote para isto, em troca de sua casa, para no local construir uma escola, o que foi feito. Isto foi legalizado?
A TV mostrou uma amontoado de automóveis aprisionados no meio do vale, que lá só poderia ter chegado através de rua.
Moradores mostraram contas da AMPLA por eles pagas diretamente, além de telefones e, pasmem, de IPTU.
Portanto, se a ocupação foi irregular, a prefeitura além de não a coibir, a oficializou.
Como se isto não bastasse, idêntico lixão ela estabeleceu na outra vertente do morro, Morro do Céu, com o mesmo risco a quem reside regularmente abaixo do mesmo. Teria dito o prefeito que isto é acusação de quem não tem o que fazer.
Não está esclarecido de quem de direito é propriedade da área.
Certamente muito mais há por se saber, mas insistimos que o mais importante é saber as causas técnicas da tragédia, por especialistas não comprometidos com o poder público.
Abraços, saúde, bom fim de semana e Paz de Cristo.
Luiz Carlos/MPmemória.
O caso da BR 393 é de ter naúseas contra políticos, tudo que fazem é em pról de suas mazelas.
A minha decisão é o repúdio ao voto. Não tenho motivo para votar em nenhum político eu e minha família fechamos um pacto. Ainda mais, que o apenado terá direito a voto. Meu voto é de um cidadão honesto e mãos limpas, portanto não posso compactuar de minha idoneidade com marginais.
Postar um comentário