Arquivo VAGALUME

sábado, 10 de abril de 2010

DE QUEM É A CULPA?

Quando se fala em Meio Ambiente, ou em Ambiente, como preferem os especialistas, responsabiliza-se a coletividade obviamente. Falar em comportamento ecológico, ético, como não jogar lixo no chão, ao buscar a conscientização da sociedade, a educação, é o mínimo. 
Após as ocorrências trágicas da semana, onde o mais grave ocorreu no Morro do Bumba em Niterói, não é possível perder tempo com achismos, com conceitos vagos e permitir a omissão criminosa, a  nossa falta de vergonha e a nossa acomodação diante de tanta irresponsabilidade.
As favelas existem, a favelização das grandes cidades brasileiras é tema de estudos há anos nas maiores universidades do mundo, por antropólogos, sociólogos, urbanistas, economistas e vários outros ramos da ciência. Mas, o que não é tema de estudos e nem é possível compreender é uma comunidade ser construída sobre um lixão, sem que as autoridades tomem as providências devidas. Ao contrário, urbanizam, oficializam, cobram tributos, autorizam essa barbárie. E pior: fingem desconhecer estudos técnicos condenando os espaços e oferecendo soluções. Portanto, a omissão do poder público é criminosa!
Chamar a coletividade de culpada, só é possível se considerarmos o pensamento do ativista político e irlandês Bob Geldo, que disse ao povo brasileiro quando esteve no Brasil: 
 
"Eu pensei que era preciso fazer alguma coisa. Quando você ouve algo, quando é informado de algo ruim, não fazer nada é ser cúmplice disso." [referindo-se ao noticíario da década de 80, sobre a fome na Etiópia]

Bob disse ainda e reproduzimos aqui na postagem intitulada "Mensagem ao Povo Brasileiro":

Sempre que converso com um brasileiro inteligente e peço para me falar a respeito, ouço que a sociedade trata a questão com muita normalidade. Eles usam outra palavra, mas há uma certa normalidade quanto a riqueza e a pobreza viverem lado a lado. Não choca.

Pensar dessa forma, abstrata, é deixar de ver os fatos e a concretude do caso. A sociedade é cúmplice sim, mas os gestores públicos praticam uma omissão criminosa. O nosso Governador falar aos jornalistas que a culpa é de toda a sociedade significa no mínimo usar frases prontas, ou temer uma responsabilização mais dura, judicial, que politicamente seria terrível.
No mais, torcemos para que a sociedade niteroiense não se conforme, não se omita e não deixe o caso cair no esquecimento. É preciso cobrar muita discussão e lutar para a reversão desse quadro caótico, oferecerndo pelo menos uma condição digna de vida ao cidadão. Que seja na comunidade, na favela, como preferirem denominar, mas não sobre um lixão!

Sugerimos que leiam o artigo de autoria de Zuenir Ventura, no O Globo de domingo: 
http://www.oglobodigital.com.br/flip/ - "A falácia da urbanização de favelas."

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG