Começou ontem a final da Olímpiada de Astronomia, promovida pela Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, em parceria com O DIA, a Fundação Planetário e o Consulado dos Estados Unidos. Depois de duas etapas, 40 estudantes do 2º e 3º anos do Ensino Médio de colégios estaduais vão disputar o prêmio principal: uma viagem aos EUA, com acompanhante, para conhecer o Centro Espacial John Kennedy , na Flórida.
Participam da final estudantes de 11 cidades do estado do Rio: alunos de Caxias, Rio, Nova Iguaçu, Mesquita, Valença, Miracema, Trajano de Morais, Santo Antônio de Pádua, Areal, S. Sebastião do Alto e Paraíba do Sul.
Na quinta-feira, a programaçã era que o dia fosse de descontração e lazer entre os finalistas da Olimpíada de Astronomia. A programação começou às 13h30, com um almoço no Planetário da Gávea. Depois, eles foram se divertir fazendo um passeio com direito a sessão de cúpula e observação do céu na Praça dos Telescópios.
A final presencial acontece hoje e será dividida em duas etapas. A semifinal começa às 9h30, no Auditório do Planetário, e será uma prova escrita objetiva. Os cinco estudantes que alcançarem a maior pontuação vão para finalíssima disputar o título. A decisão está prevista para as 14h na Cúpula Carl Sagan. O campeão será decidido em prova oral com cinco questões para cada aluno. Encerrando a Olimpíada, a premiação de todos os finalistas.
Informações do Portal Terra.
Um comentário:
Que bom saber que temos alunos interessados e competentes em uma área (astronomia) um pouco esquecida pelos jovens.
Parabéns a todos.
Abraços
Postar um comentário