Arquivo VAGALUME

sábado, 29 de maio de 2010

SÃO JOSÉ DE UBÁ: INTRODUÇÃO DA CULTURA DA LARANJA

Foi realizada nos dias 20 e 21 de maio em São José de Ubá uma visitação às 15 propriedades rurais que participam do projeto piloto de introdução da citricultura no município de São José de Ubá. O projeto é uma parceria da Firjan, da Prefeitura de São José de Ubá, do Ministério da Integração Nacional (MI) da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA) e do SEBRAE-RJ. O principal objetivo do projeto é criar uma nova alternativa de renda aos produtores locais, cuja principal atividade é o cultivo de tomate. A Firjan participa, através de convênio com o MI, como executora e gestora da parte de transferência de tecnologia.
Estiveram presentes na visitação o assistente técnico da Firjan, Ronaldo Nogueira, o professor Dalmo Siqueira (na foto), da Universidade Federal de Viçosa (UFV) –contratada para coordenar a transferência tecnológica para capacitar os produtores —, o gerente regional da Mesorregião Itabapoana, do Ministério da Integração Nacional, Breno Figueiredo, além de técnicos da SEAPPA- Frutificar e da Secretaria de Agricultura de São José de Ubá.
O professor Dalmo Siqueira analisou e aprovou a qualidade e sanidade das 15 mil mudas de laranja adquiridas pela prefeitura que serão distribuídas aos produtores. Durante as visitas foram passadas orientações iniciais sobre o cultivo. As mil mudas são suficientes para o plantio de 36 hectares. A produção esperada é de 40 toneladas por hectare, ou seja, o projeto piloto além de produzir 1.440 toneladas de laranja por ano, a partir de 2013, permitirá a centenas de produtores de tomate do município avaliar os benefícios da diversificação de atividades.
As variedades de laranja escolhidas são todas tardias para evitar a superposição de tarefas com a cultura do tomate. A colheita da laranja esta prevista para o período de setembro a janeiro e a de tomate tem seu pico nos meses de julho e agosto.
O projeto começou a ser fomentado no ano passado, e a fase atual é de preparação das propriedades para o plantio, incluindo a marcação e perfuração das covas e a instalação de irrigação (todos os produtores foram financiados pelo Frutificar onde a irrigação é obrigatória para concessão do crédito). Até o presente momento foram investidos por volta de R$ 500 mil pelas entidades parceiras. Também já foram adquiridos veículo, tratores e maquinários para o projeto, através de convênio entra a prefeitura e o MI.
Já foram empenhados pelo Ministério da Integração Nacional recursos para replicar o projeto para o município de Itaperuna ainda neste ano. As parcerias do novo projeto serão as mesmas, à exceção da prefeitura que passa a ser a do município beneficiado. O objetivo maior é contribuir para a consolidação do Arranjo Produtivo Local (APL) de fruticultura da região Noroeste Fluminense.
Fonte: Folha de Italva

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG