Arquivo VAGALUME

domingo, 13 de junho de 2010

APELO AO LEGISLATIVO MIRACEMENSE

Há algum tempo divulgamos o apelo do coordenador da obra "Logradouros de Miracema" no sentido de que haja uma motivação adequada quando apresentarem projeto de lei indicando nome a ruas, praças, logradouros públicos. Luiz Carlos Martins Pinheiro relatou a dificuldade que observou tanto em suas pesquisas genealógicas como para "Logradouros de Miracema", em Miracema e vários outros municípios. Em geral, a homenagem é requerida, concedida por meio de lei e não há sequer uma biografia do homenageado.
Recentemente, através dos áudios de reuniões da Câmara de Vereadores, observamos 3 indicações, (projeto de lei) todas aprovadas, de autoria do vereador Venâncio. Todas os 3 projetos de lei estavam devidamente motivados com a biografia dos homenageados.
Para nossa surpresa, ao ouvirmos o áudio das reuniões dos dias 7 e 10 de junho recentes, ouvimos 2 indicações:

- um projeto de lei de autoria do prefeito, que indicava o nome de Augusto Benedito, ou Benedicto, para a praça da localidade de Areas;
- outro projeto de lei de autoria do vereador Gideão, que indicava o nome de Jovano Ribeiro para a praça que fica sobre o novo Muro de Arrimo, da Rua Deodato Linhares com a Capitão Sena, no Morro da Jove.

Nenhum desses projetos de lei continham a biografia do patrono, como pode ser conferido pelos leitores vagalumes, da forma que a blogueira ouviu no áudio das sessões, aqui.

Só para citar um exemplo de sucesso, em Quissamã, cidade no Norte fluminense, até a notícia oficial de inauguração e nome de praça apresenta uma breve biografia do homenageado. (acesso aqui)

Fica aqui o nosso apelo para que as indicações sejam confeccionadas, com a motivação - famosos 'considerando' - com biografia completa do homenageado. Hoje, somente alguns saberão quem é o homenageado, futuramente, quase ninguém. Esses documentos são importantes fontes de informação da história local. Além disso, é importante citar que a motivação relatada nos dois casos citados - 'considerando' - apenas emitiam juízos de valor, com frases elogiosas, sem remeter ao Legislativo informações suficientes para uma análise. Esperamos a compreensão dos srs. vereadores.

* Atualizado em 14/6 às 17h: enviamos essa postagem por e-mail a 3 vereadores (Paulo Azevedo, Nedi Damasceno e Sérgio Rocha). Não possuimos o e-mail dos demais vereadores. Até o momento apenas o vereador Paulo Azevedo nos retornou.

2 comentários:

kvari disse...

Mais uma vez, um post de grande importância.
Realmente é para se pensar.
Vou um pouco além: cadê as placas de identificação das ruas?
Nos, miracemenses ficamos meio perdidos às vezes, imaginem pessoas de fora?
Sempre quando um nome de rua é aprovado, vem na lei "autorize a confecçaõ da referida placa" mas é difícil ver uma.

AngelMira disse...

É isso aí, Kvari! As placas são alvo muitas vezes de vandalismo, do desgaste pela exposição ao tempo, etc Por isso precisam de manutenção.
Pior que isso, é vc procurar na lei a justificativa, ou motivação da homenagem, e não encontrar a biografia do homenageado. Não sendo nomes nacionais, como Santos Dumont, Marechal Floriano, etc, ficamos sem saber quem é.
Assistimos e participamos do mistério da Mattoso Maia, que foi difícil identificar o patrono. Não podemos permitir isso p o futuro.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG