No mês de maio mantivemos no ar uma enquete que buscava conhecer a opinião dos leitores vagalumes sobre PRIORIDADE de governo e NECESSIDADE da população miracemense.
O resultado demonstra que nosso leitor sabe bem o que é prioridade e enxerga bem a realidade dos acontecimentos. Vejam o resultado:
PERGUNTA: O QUE É MAIS IMPORTANTE PARA MIRACEMA?
ASFALTO | 15 (11,03%) |
SANEAMENTO BÁSICO | 86 (63,24%) |
OUTROS | 35 (25,73%) |
Votos até o momento: 136
Enquete encerrada
Com esse resultado, que é uma pequena amostra, não significa exatamente a opinião da população, mas sim dos leitores vagalumes, concluímos que nosso leitor é atento. Quem afirmou a partir dessa enquete que a população não deseja (ou deseja) alguma coisa no município está agindo de má-fé, pois é impossível tirar essa conclusão com uma simples enquete. Apenas uma pesquisa profissional é capaz de aferir algo e concluir a respeito do desejo da população.
Para nós serviu para termos a certeza de que o leitor vagalume não se engana com pouca coisa e entende perfeitamente que asfalto não é sinônimo de progresso. E aponta ainda para uma necessidade básica que é o saneamento básico (esgoto, abastecimento de água, manejo de águas pluviais, manejo de lixo e controle de vetores e pragas). Especialistas afirmam que a cada R$1 gasto em saneamento básico economiza-se R$4 em Saúde. Poderíamos apontar aqui inúmeros benefícios trazidos por esse que representa condições mínimas de vida digna para a população. Portanto, é preciso refletir sobre isso, principalmente no retomada das ações desenvolvidas pela UTIL (Usina de Tratamento de Intesivo de Lixo), que representou para o município não só um avanço na questão do lixo, como ganhos através do ICMS VERDE, que foi perdido no último ano por conta do abandono a que a UTIL foi submetida.
Somente quando tivermos 100% da população miracemense atendida - e bem - pelo saneamento básico poderemos pensar que estamos evoluindo. Emendas parlamentares, recursos de emergência de enchentes e outros mais chegaram aos montes na região e no município e até agora não verificamos nada nesse sentido. É lamentável!
Curiosamente, 25,73% dos leitores vagalumes entendem que além do saneamento básico são importantes para o município outros ítens. Não especificamos, porque o que queríamos era o contraste entre o ASFALTO, oferta fácil do governo estadual, cujo representante é candidato à reeleição, e as demais necessidades da sociedade miracemense.
Que essa enquete sirva para alertar e chamar a atenção da população e dos gestores para que possam buscar a qualidade de vida da população, com planejamento e conhecendo a necessidade de cada local, cada morador. Antes de sairem fazendo da cidade um canteiro de obras é preciso conhecer a necessidade e estabelecer prioridades. Caso contrário, serão verbas perdidas... oriundas do Estado ou da União, não importa a origem... é dinheiro do povo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário