Arquivo VAGALUME

terça-feira, 15 de junho de 2010

FILME CHINÊS QUE ABORDA PROBLEMÁTICA DO LIXO ELETRÔNICO VENCEU O XII FICA

O filme aborda a deportação do lixo eletrônico das grandes potências mundiais para uma pequena cidade chinesa.
Para os que participaram de alguma forma da 12ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA) já fica uma saudade. São memórias do clima bucólico da Cidade de Goiás (GO) recheada de História, lembranças dos fóruns questionadores relacionados a meio ambiente e, é claro, da boa produção cinematográfica exibida entre os dias 8 e 13 deste mês.
Entre os vários filmes da mostra competitiva, quase todos poderiam figurar entre os vencedores, mas o troféu de maior destaque do XII FICA 2010 ficou com o documentário chinês “Heavy Metal” (Hu Xiao de Jin Shu), do diretor Huaqing Jin. O média metragem, de 50', aborda o problema do lixo eletrônico na pequena cidade chinesa de Fengjiang – lugar onde, há mais de 20 anos, recebe esse tipo de resíduo de países como Japão, EUA e Austrália. No local, mais de 50 mil trabalhadores migrantes das partes atingidas pela pobreza do centro-oeste da China formaram um exército de desmantelamento desses resíduos eletrônicos. Com métodos primitivos de reciclagem, essas pessoas decompõem e reciclam as mais de duas milhões de toneladas de lixo eletrônico proveniente dessas grandes potências. O filme foca a história de duas famílias desses 'recicladores', Zhang e Qiu-xia, que, para sobreviver trabalharam duro, sobreviver às doenças causadas pelos resíduos e tentam sonhar com um futuro mais limpo.
“Heavy Metal” levou o Troféu Cora Coralina e recebeu R$ 50 mil. “Foi um grande prazer receber o prêmio, pois a questão é séria e vai promover muita discussão sobre o futuro desses resíduos dentro e fora da China”, comentou Zhifeng Fu, representante do produtor do longa. . Outras cinco produções nacionais, dentre elas quatro goianas, e outras quatro estrangeiras também receberam a premiação máxima no no FICA. De acordo com Lisandro Nogueira, professor de cinema da Universidade Federal de Goiás (UFG) e membro da Sociedade Brasileira de Cinema, a escolha do Juri Oficial foi justa. “Só a coragem do diretor chinês em mostrar esse tipo de problemática no país já vale muito. A questão dos resíduos eletrônicos é séria e precisa de soluções urgentes”, comenta o especialista.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG