Arquivo VAGALUME

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Prefeitura de Itaperuna e Ministério Público contra a Dengue

Centenas de pessoas participam dos mutirões contra a dengue realizados pela Prefeitura de Itaperuna, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), desde o início do ano. As atividades são desenvolvidas por vários profissionais da Coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde (CVAS) e Núcleo da Informação, Comunicação e Educação em Saúde (Nice).
Para combater o mosquito, coordenadores, supervisores, agentes de combate às endemias, agentes comunitários, enfermeiros e agentes administrativos fazem inspeções sanitárias nos reservatórios e caixas d’agua, fazendo o devido tratamento quando necessário. O mutirão contra a dengue faz parte das ações do Plano de Contingência da Dengue, elaborado pelo Setor de Epidemiologia, que recebe de imediato os casos suspeitos. A operação já passou por diversos bairros e distritos.
Para reforçar o combate, a SMS, através da Vigilância Ambiental, estabeleceu uma parceria com o Ministério Público, que vai atuar como um elo entre as ações e as comunidades. Segundo o promotor Fábio de Castro Júnior, o Ministério Público vai convidar outros promotores para definir as estratégias e ações a serem desenvolvidas juntamente com a Secretaria de Saúde de Itaperuna.
No último encontro realizado, no dia 9 de junho, no auditório do ministério, os participantes conheceram, através de um vídeo da Fiocruz, o perfil epidemiológico do mosquito dengue. Segundo o coordenador do CVAS Aurélio Carneiro, a parceria visa também um trabalho mais amplo que será realizado diretamente com as comunidades. “Neste primeiro encontro nós apresentamos as fases do mosquito aos funcionários para transformá-los em multiplicadores. O MP será nosso grande aliado em mais esta investida da SMS para combater a dengue e evitar uma possível epidemia no município”, disse o coordenador.
Ainda no mês passado, o secretário de Saúde Marcos Tinoco participou de uma audiência pública na Câmara Municipal, quando foram apresentadas as estratégias para o combate à dengue no município. Durante o encontro foi divulgado o plano de controle e combate à dengue, que acontece nos bairros em parceria com os líderes de associações de moradores. Como parte do plano, está a estratégia de orientação e educação aos moradores, desenvolvido através de palestras e oficinas realizadas pelos técnicos e educadores do Nices.
“Realizamos várias campanhas para prevenir o perigo iminente de surtos e epidemias de dengue. O resultado tem esclarecido a população, mas ainda é preciso orientar e cobrar uma postura de alerta para que a população não venha a ser surpreendida com a dengue em sua própria casa”, disse o secretário e ainda concluiu: “a prática das orientações, ou seja, cada um cuidar do seu terreno, das suas plantas, evitar os possíveis criadouros, precisa ser reforçada sempre e esse tem sido o maior objetivo dos mutirões que agora ganham reforço com o apoio do Ministério Público”.
Decom Itaperuna-RJ

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG