Técnicos da Firjan se reuniram no último dia 10 com um grupo de empresários de Aperibé, cidade do Noroeste fluminense, para falar sobre Meio Ambiente e Segurança do Trabalho. A reunião faz parte da continuação do projeto Prefeitura Legal para desenvolver os municípios, focando atualmente também para contribuir com o desenvolvimento de empresas setoriais.No total há 13 empresas participando do projeto.
A regularização na área de meio ambiente e segurança do trabalho é o primeiro passo dessa etapa do projeto na cidade, com os técnicos da Firjan atuando junto às empresas. Após a regularização desses 2 quesitos, o próximo passo é preparar as empresas para conseguir recursos para novos financiamento, promovendo assim emprego e renda. Para conseguir esses financiamentos os pré-requisitos são a regularização em meio ambiente e segurança do trabalho. Após a conquista dos financiamentos, o próximo passo será cadastrar as empresas no "Compra Rio", um projeto do governo do estado através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, para ajudar as empresas a aumentarem o seu número de clientes.
Outro ponto do projeto de desenvolvimento das fundições do município é a criação de um distrito industrial. Para isso a prefeitura está oferecendo às empresas terrenos com condições logísticas favoráveis às empresas.
Na reunião do dia 10, os técnicos da Firjan orientaras os empresários como investir em meio ambiente e segurança do trabalho. Eles agendarão visitas às empresas para traçarem um diagnóstico para suas situações a fim de oferecerem solução.
Será realizada a avaliação ambiental de licenciamento, que deverá ficar pronta em 60 dias. Com esse planejamento as empresas podem começar se adequar às normas ambientais e conseguirem licença do INEA (Instituto Estadual de Ambiente).
Esta nova fase do "Prefeitura Legal" está se estendendo aos demais municípios da região Noroeste fluminense. A Firjan está fazendo o mapeamento de cada um para detectar setores potenciais e apresentar propostas de desenvolvimento.
Sobre o "Prefeitura Legal": é um projeto da Firjan Noroeste para desenvolver os municípios. A primeira fase foi ajudar as prefeituras a se regularizarem junto ao Cauc/Siaf e com isso receber verbas voluntárias do Governo Federal. Em 2010 foram recebidos na região um total de R$ 320 milhões.
Um comentário:
Os municípios do Noroeste Fluminense devem se unir para alavancar o desenvolvimento de nossa região. O projeto é interessante, pois atende os anseios de todos os municípios.
Postar um comentário