Arquivo VAGALUME

sexta-feira, 18 de junho de 2010

TURISMO DE AVENTURA AVANÇA NO NOROESTE COM O VOO LIVRE - SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA

O voo livre é um esporte aeronáutico ou um aerodesporto, que compreende duas modalidades: a asa delta e o parapente. Essas atividades começaram a se desenvolver na cidade do Rio de Janeiro desde os meados de 1974. Tudo indica que foi o Rio de Janeiro o porto de entrada para esses esportes no Brasil, apesar da ausência de estudos históricos que o demonstrem com mais precisão.
Ao contrário do paraquedismo, queda livre, sky dive, sky surf e outros esportes em que o praticante “salta” e encontra a adrenalina na queda, no voo livre o objetivo é subir.
Santo Antônio de Pádua, uma das cidades polos do Noroeste fluminense, sedia a Associação Paduana de Voo Livre (APVL), que é uma entidade sem fins lucrativos que reúne pilotos e instrutores de voo livre (asa delta e parapente/paraglider) de Santo Antônio de Pádua(RJ) e cidades vizinhas como Miracema (RJ) e Pirapetinga(MG).
Segundo o caderno de turismo do Estado do RJ, a região tem forte vocação para o Ecoturismo  e  essa iniciativa da APVL mostra a força do turismo de aventura, que é de suma importância para o desenvolvimento da região, tendo força também no município de Porciúncula. Mais informações na página da associação aqui.

7 comentários:

Rachel Bruno Siqueira disse...

Outro dia meu Retireiro Marcos me ligou dizendo que esteve em minha Propriedade Rural, em Paraiso do Tobias, um casal pedindo autorização para deixar o carro lá, subir o pasto e o morro acima deste, para pular " num negócio que esqueceu o nome, mas que seria num dia que poderia pegar uma tal de bolha de ar e descer em Pádua... ".

Pediam autorização a mim. Depois de rir muito com suas palavras e imaginar o que poderia acontecer, lhe respondi:

- " Diga a eles que podem, desde que não caiam sobre minhas vacas ou o gado solteiro e mate algum ( ns )... rsrsrsrs ou caiam no Rio Pomba, conforme há muitos anos os Paraquedistas que vieram para a Exposição de Miracema, previstos para descerem no Centro do Parque de Exposições ( Rodeio ), um caiu dentro do Ribeirão, outro no muro do Colégio Estadual e outro nem sei mais onde foi parar... rsrs "

Eles disseram me conhecer, mas o Marcos esqueceu seus nomes.

Brincadeiras à parte, acho ótima idéia que tenham pessoas se mobilizando para tornar nossa Região atrativa para o Turismo também.

Seriam mais ADEPTOS EM NOSSA LUTA, PEQUENOS E MÉDIOS PRODUTORES RURAIS, PELOS NOSSOS DIREITOS: ESTRADAS TRANSITÁVEIS O ANO INTEIRO, MAQUINÁRIO PARA A AGROPECUÁRIA ( para mostrarmos nosso " CARRO-CHEFE " BEM DESENVOLVIDO E VALORIZADO: AGROPECUÁRIA PRODUTIVA! ), MORADIAS DIGNAS NA ZONA RURAL; RECUPERAÇÃO DAS FAZENDAS ANTIGAS ETC.....

Parabéns pela Reportagem, Angeline!

Beijos,

Rachel Bruno Siqueira

AngelMira disse...

Olá Rachel,

Que bom que você voltou! Obrigada, sua presença é sempre bem vinda.
Só não chame de reportagem a nossa postagem... rs Por que não somos jornalista e não pretendemos ser.

Abs

AngelMira disse...

Só mais coisa: uma reportagem requer muito trabalho...

larry disse...

Cara Angeline:
Reportagem ou Postagem, o certo é que o "Parapente ou Asa delta" sempre tras consigo o tão desejado turismo de "aventura ou rural"para as cidades. E Miracema tem um grande potencial pra esses, e outros tipos de turismo.
Uma pena não ter sabido antes desse encontro em Pádua, pois gostaria muito de ter participado...como espectador é claro. kkkkk
Abraços

AngelMira disse...

Larry,
O encontro e campeonato foi em Porciúncula, em Pádua existe a associação que mantém o esporte em voga e ativo. Diga-se de passagem, nosso miracemense Kiko faz parte dela, pelo que entendi. Esperamos q nossa terra tb siga o exemplo.

Anônimo disse...

Olá, Angeline. Parabéns pela matéria e por divulgar a APVL www.apvl.com.br . Estarei com eles hoje e passarei o apoio recebido.

Maiores informações sobre o movimento que estamos iniciando - Pádua Aventura - pelo Programa Empreender ACISAP/SEBRAE ,irei postando no meu blog http://www.r2consult.wordpress.com

Plantaremos em S.A.de Pádua-RJ esta semente pelo Programa Empreender (só posso atuar aqui com este) e depois quando colhermos os resultados, mostraremos ao SEBRAE-RJ para que possa analisar a viabilidade de estender para todo o NOROESTE Fluminense com um Projeto de Turismo.

Exemplo de Sucesso do Programa Empreender neste Setor em Brotas-SP

http://www.cacb.org.br/eventos/premio2008/sp_brotas_turismo.pdf

http://www.cacb.org.br/eventos/premio2008/relato_brotas.pdf

O PROGRAMA EMPREENDER www.empreender.org.br

A sobrevivência das empresas, principalmente as de pequeno porte, em um mundo globalizado, onde maiores exigências são criadas a cada dia, é um fator de preocupação para o governo e para entidades financeiras e de apoio empresarial no Brasil, que entre outros fatores, precisam buscar alternativas efetivas para os empreendedores e profissionais que trabalham com esse setor da sociedade.

Essa busca de alternativas se torna ainda mais necessária quando se leva em conta pesquisa realizada pelo Sebrae (2004), que mostra que um grande número de empresas, a maioria de pequeno porte, acabam por finalizar suas operações nos primeiros de existência.

Conforme apontam os dados do Sebrae, a taxa de mortalidade empresarial no Brasil, apurada entre as empresas constituídas e registradas nas juntas comerciais dos estados brasileiros nos anos de 2000, 2001 e 2002, mostra o preocupante dado de que 49,4% das empresas encerraram as atividades com até 02 (dois) anos de existência, 56,4% com até 03 (três) anos e 59,9% não sobrevivem além dos 04 (quatro) anos.

Assim, elevar a competitividade e conseqüentemente a sobrevivência das micro e pequenas empresas é o objetivo principal do Empreender, um programa que busca incentivar a busca de novos mercados e tecnologias, sensibilizar os empresários para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais.

De iniciativa da CACB, em parceria com o Sebrae, o programa está presente em todas as unidades federativas e visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais.

Os núcleos setoriais são grupos de empresários de um mesmo segmento que se reúnem periodicamente nas Associações Comerciais. Nos núcleos, os empresários, com o apoio de um consultor, cujo papel principal é o de moderar as reuniões, discutem problemas comuns e buscam soluções conjuntas. O diferencial de tantos outros programas é que no Empreender as soluções vêm “de baixo para cima”, ou seja, são apontadas e executadas pelos próprios empresários. Para tanto, o consultor, como facilitador das reuniões, faz uso de uma metodologia específica para trabalho com grupos originada na Alemanha, denominada METAPLAN.

A metodologia METAPLAN agrega a já conhecida tempestade de idéias em grupos (brainstorming) e a busca de metas e ações conjuntas.
O que reflete com fidelidade o espírito do Programa é a forma de associativismo que ele propõe. Por ela, ninguém é obrigado a participar de um Núcleo Setorial. O convencimento vem pela nova visão de parceria, na qual o concorrente, longe de ser um competidor, é um cooperador de seu concorrente. E ainda com um diferencial: todos ganham.

O mais importante: O Programa vem conquistando o Brasil. Até o mês de julho de 2006, 30.000 empresas se reuniam semanalmente em todo o país para discutir os problemas que enfrentam no cotidiano, com resultados realmente notáveis.

AngelMira disse...

Olá, Rodrigo,

Obrigada por sua participação e explicação. O exemplo de Brotas é bastante significativo. Sucesso! O Noroeste agradece.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG