Divulgamos na postagem anterior notícia enviada pela leitor vagalume José Anderson Caveari Pimenta, Kvari, sobre restauração e recuperação da memória ferroviária em Quissamã. Em 2008, o município realizou o trabalho de preservação da memória ferroviária reconstruindo uma réplica da Estação Ferroviária da Freguesia, que divulgamos à época. Ocorre que o mais importante da notícia do nosso leitor é uma nova ação do município de Quissamã, que contempla a restauração da antiga Estação Ferroviária Conde Araruama, com seu armazém e todo o entorno. A reportagem foi divulgada no jornal Inter TV hoje. Veja o conteúdo escrito abaixo, com fotografia extraídas do vídeo que pode ser acessado aqui.
O município de Quissamã com todo o trabalho que vem sendo realizado há pelo menos 5 anos, que visa a valorização do seu patrimônio artístico, cultural, arquitetônico, natural e acima de tudo o desenvolvimento sustentável e o turismo, foi contemplado pelo PAC das Cidades Históricas, que apoia e financia os empreendimentos dessa natureza, através do Governo Federal.
Veja a matéria da InterTV, afiliada à Rede Globo:
Publicado em 22/07/2010 - 15:33:49
Estação Ferroviária de Quissamã será restaurada
Previsão é que os trabalhos comecem em agosto
A recuperação da história da cidade de Quissamã vai acontecer com a restauração do Armazém e da Antiga Estação Ferroviária. Por causa da falta de manutenção esses dois prédios estavam virando ruínas. A estação estava sem portas, janelas e telhas, e virou abrigo de insetos, bem diferente do prédio em estilo inglês, construído em 1.875 para receber os trens de carga e de passageiros. A 50 metros da estação, o Armazém também sofre com a ação do tempo. Em estilo eclético, ele foi erguido 2 anos depois que a estação para guardar as mercadorias que chegavam para os comerciantes da época.
Para resgatar parte dessa história a estação e o armazém serão restaurados em uma obra que vai custar R$600 mil reais, viabilizados pela Fundação de Cultura de Quissamã em parceria com o Iphan. No passado, estas construções eram as primeiras a receber as novidades do momento. O projeto de restauração já está pronto, e o trabalho vai começar em agosto e levará 9 meses para ser concluído. Depois de restaurados, os prédios vão funcionar como espaços culturais. No armazém, serão oferecidos cursos de arte, e a estação vai receber um acervo de fotos, objetos e documentos que contam a história da rede ferroviária em Quissamã.
O projeto
Parabenizamos o município de Quissamã, no Norte Fluminense.
Em Miracema querem reformar nossa rodoviária, antiga estação ferroviária, mas sequer a população conhece o projeto. Seria assim possível que todos vissem a descaracterização proposta com a construção de um prédio de 2 andares ao lado. A Fábrica de Tecidos São Martino deveria ter sido um marco de destruição do nosso patrimônio, mas parece não ter sido o bastante. Pelo visto ainda somos vítimas das inconsequências...
Traremos em breve fotografias de nossa estação ferroviária que irá iluminar as mentes dos que se interessam pela valorização de nosso Centro Histórico.
*Atualizado em 23 de julho, às 12h. Apenas para dar mais clareza no comentário do blog acima.
Traremos em breve fotografias de nossa estação ferroviária que irá iluminar as mentes dos que se interessam pela valorização de nosso Centro Histórico.
*Atualizado em 23 de julho, às 12h. Apenas para dar mais clareza no comentário do blog acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário