Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 22 de julho de 2010

AINDA SOBRE QUISSAMÃ

Divulgamos na postagem anterior notícia enviada pela leitor vagalume José Anderson Caveari Pimenta, Kvari, sobre restauração e recuperação da memória ferroviária em Quissamã. Em 2008, o município realizou o trabalho de preservação da memória ferroviária reconstruindo uma réplica da Estação Ferroviária da Freguesia, que divulgamos à época. Ocorre que o mais importante da notícia do nosso leitor é uma nova ação do município de Quissamã, que contempla a restauração da antiga Estação Ferroviária Conde Araruama, com seu armazém e todo o entorno. A reportagem foi divulgada no jornal Inter TV hoje. Veja o conteúdo escrito abaixo, com fotografia extraídas do vídeo que pode ser acessado aqui.
O município de Quissamã com todo o trabalho que vem sendo realizado há pelo menos 5 anos, que visa a valorização do seu patrimônio artístico, cultural, arquitetônico, natural e acima de tudo o desenvolvimento sustentável e o turismo, foi contemplado pelo PAC das Cidades Históricas, que apoia e financia os empreendimentos dessa natureza, através do Governo Federal.
Veja a matéria da InterTV, afiliada à Rede Globo:



Publicado em 22/07/2010 - 15:33:49
Estação Ferroviária de Quissamã será restaurada

Previsão é que os trabalhos comecem em agosto

A recuperação da história da cidade de Quissamã vai acontecer com a restauração do Armazém e da Antiga Estação Ferroviária. Por causa da falta de manutenção esses dois prédios estavam virando ruínas. A estação estava sem portas, janelas e telhas, e virou abrigo de insetos, bem diferente do prédio em estilo inglês, construído em 1.875 para receber os trens de carga e de passageiros. A 50 metros da estação, o Armazém também sofre com a ação do tempo. Em estilo eclético, ele foi erguido 2 anos depois que a estação para guardar as mercadorias que chegavam para os comerciantes da época.
Para resgatar parte dessa história a estação e o armazém serão restaurados em uma obra que vai custar R$600 mil reais, viabilizados pela Fundação de Cultura de Quissamã em parceria com o Iphan. No passado, estas construções eram as primeiras a receber as novidades do momento. O projeto de restauração já está pronto, e o trabalho vai começar em agosto e levará 9 meses para ser concluído. Depois de restaurados, os prédios vão funcionar como espaços culturais. No armazém, serão oferecidos cursos de arte, e a estação vai receber um acervo de fotos, objetos e documentos que contam a história da rede ferroviária em Quissamã.



O projeto


Parabenizamos o município de Quissamã, no Norte Fluminense.
Em Miracema querem reformar nossa rodoviária, antiga estação ferroviária, mas sequer a população conhece o projeto. Seria assim possível que todos vissem a descaracterização proposta com a construção de um prédio de 2 andares ao lado. A Fábrica de Tecidos São Martino deveria ter sido um marco de destruição do nosso patrimônio, mas parece não ter sido o bastante. Pelo visto ainda somos vítimas das inconsequências...

Traremos em breve fotografias de nossa estação ferroviária que irá iluminar as mentes dos que se interessam pela valorização de nosso Centro Histórico. 

*Atualizado em 23 de julho, às 12h. Apenas para dar mais clareza no comentário do blog acima. 

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG