Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 8 de julho de 2010

A ATUAÇÃO DE UM SENADOR É SUPRAPARTIDÁRIA

FOTO: Do blog "Amigos do Cesar Maia"

O Blog O Vagalume entrevistou, por e-mail, o economista César Maia (DEM-RJ), ex-prefeito do Rio de Janeiro, atual pré-candidato a Senador da República pelo Estado do Rio de Janeiro, pai do atual deputado federal e presidente nacional do partido Democratas, Rodrigo Maia. O entrevistado foi secretário de Fazenda do saudoso governador do Rio, Leonel Brizola (PDT) atuou como deputado federal por dois mandatos e é considerado o grande líder do Democratas.
Estudou no Chile, onde esteve exilado na época da ditadura, além de ter atuado também na iniciativa privada, pelo menos na empresa Klabin, papeleira brasileira, líder no segmento de embalagens Tetra Pack.
A entrevista abaixo transcrita é EXCLUSIVA para o Blog "O Vagalume".


ENTREVISTA


1) Blog: O sr. tem recebido apoio de vários políticos do Noroeste fluminense. Quais os prefeitos que o apoiam? O que o sr. pretende proporcionar à região?  
CM- Um senador representa os Estados e Municipios suprapartidariamente. Por isso estarei com todos os prefeitos mesmo que alguns não possam estar comigo. Desde candidato devo mostrar que é esse o papel do senador.

2) Blog: Se eleito, qual a sua proposta para o estado? 
CM- O DEM ofereceu 52 propostas que anexo a esse e-mail (acesso aqui)

O blog destaca as 2 propostas relacionadas ao Noroeste fluminense, constantes desse rol de 52 propostas citado pelo entrevistado:
22.Projetar e executar a ligação Noroeste-Sul Industrial.
26.Definir e executar o Programa Estadual de Dragagem dos Rios, com destaque para a Baixada Fluminense e Noroeste."
Em outros ítens da proposta, apesar de não constar literalmente o Noroeste, atinge a região por extensão. Para citar um exemplo, destacamos:
14.Definir o Programa Estadual de Turismo, com foco nas regiões onde o turismo tem desenvolvimento abaixo de suas potencialidades.
3) Blog: Quais as possibilidades de desenvolvimento para o interior do RJ que o sr. vislumbra?
CM - Total com a ferrovia do minério potencializando o Noroeste, com o Porto de Açu, com a Refinaria-Comperj, com a base do Pré-Sal, com investimentos em infraestrutura como a dragagem dos rios na Região Noroeste, com forncecimentos do Estado para as Olimpiadas 2016,( materiais, alimentos, unformes, equipamentos),.......

4) Uma das questões mais importantes para o RJ refere-se ao risco que representa a Emenda Ibsen. Qual a sua posição e suas futuras ações em defesa dos royalties, já que a votação pode passar para o ano que vem? 
CM - Houve uma precipitação na tramitação por parte do governo do estado. Em vez de negociar com as lideranças, só conversou com o presidente da república. Agora o Senado está corrigindo. Mas votar esse ano será um risco. Ficará para os próximos parlamentares a começar pelos senadores. Chegando lá vou priorizar a defesa dos interesses do Estado do Rio nos royalties.

5) Blog: Todas as pesquisas de intenção de votos indicam ascensão de Dilma Rousseff e queda gradativa de José Serra. Quais as alternativas de estratégia de campanha além da possibilidade de Aécio Neves como vice de Serra?

CM - A camapanha começa mesmo depois da Copa. Creio que chegam lá numa situação equilibrada.

6) Blog: Como seria sua posição em relação ao governo, em caso de vitória de Dilma Rousseff ou de Serra?
CM - Defesa suprapartidária dos interesses de nosso Estado e todos os nossos Municípios.

7) Blog: Há certa similaridade entre seu perfil político e de Carlos Lacerda. O senhor confirma tal identidade? Se sim, o que seria objeto de atualização?
CM- Num aspecto sim: seriedade com a administração pública.

8) Quanto às eleições no estado, quais seriam as implicações caso vença Sérgio Cabral, ou Gabeira ou Garotinho? E o relacionamento do senador com cada um desses?

CM - Cada um tem seu estilo. Um senador deve se preparar para defender o Estado independentente de quem seja o governador.

9) Blog: Por que o eleitor do Rio de Janeiro deve votar em César Maia para o senado federal?

CM- Senado exige experiência acumulada e maturidade. Como ex-secretário de fazenda, ex-deputado duas vezes, sendo uma constituinte e ex-prefeito de grande cidade, creio que poderei representar o Estado do Rio nas responsabilidades federativas que me caberão e nas funções constitucionais, com seriedade representar o Estado e o País.

Nenhum comentário:

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG