Arquivo VAGALUME

quinta-feira, 22 de julho de 2010

"Estação ferroviária de Quissamã é restaurada "

O leitor vagalume Kvari, José Anderson Caveari Pimenta, informou ao blog sobre a restauração da estação ferroviária de Quissamã-RJ, município do Norte fluminense. Há alguns anos a cidade vem investindo no resgate cultural e do patrimônio histórico e natural como forma de estimular o turismo e o desenvolvimento sustentável. Serve de exemplo para todo o estado do RJ. A inauguração foi realizada no dia 14 de junho de 2009, como informado no site oficial da cidade, foto abaixo. (Acesse a matéria do site de Quissamã aqui) Sobre outro trabalho realizado em Quissamã, ao inaugurar a réplica da Estação da Freguesia, inaugurada no final do séc. XIX,  nosso blog divulgou à época, leia aqui.




A matéria enviada pelo leitor é do site da Inter TV. Veja o conteúdo abaixo, publicado em 09/09/2009:



Patrimônio é uma das relíquias culturais da cidade


Baseada em fotos originais, uma fundação cultural em Quissamã restaurou a estação ferroviária da cidade. O patrimônio municipal é uma das relíquias culturais da cidade e mantém viva a história da região para as novas gerações.
Para ela ficar pronta foram seis meses de um trabalho rico em detalhes. A obra foi inspirada em fotos de um patrimônio construído em 1877 e que tinha uma importância econômica para região. O transporte ferroviário era o mais rápido e seguro para os produtores de cana de açúcar na região.
A estação ferroviária funcionou até a década de 30, a partir daí sofreu desgastes com o tempo, 80 anos depois, os historiadores recuperaram o patrimônio. Tudo foi restaurado de maneira fiel e até uma estrutura metálica original foi preservada.
O trilho não é o mesmo da época, apenas um símbolo como quase tudo no local. Uma maquete mostra um pouco do roteiro que o trem fazia, pontos como o Museu Casa de Quissamã, fazendas da Machadinha e da Mandiquera faziam parte deste roteiro.



Comentário do Blog: Notamos pelas inúmeras notícias sobre o tema que é uma tendência a valorização da cultura e do patrimônio como forma de preservação da memória e também de desenvolvimento sustentável. Exemplos como esse existem na Zona da Mata Mineira, no Noroeste Fluminense (Natividade, Porciúncula, Aperibé e Itaperuna é uma novidade).  Até mesmo o recente projeto de revitalização da Estação da Leopoldina, no Rio de Janeiro, para a instalação do Museu Nacional do Trem, é um belíssimo exemplo.

O blog do miracemense Hélcio Granato Menezes, Miracema-RJ divulgou recentemente dados socioeconômicos da região Noroeste fluminense extraídos do Plano de Desenvolvimento Sustentável do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro – Volume 3, elaborado pela SEPLAG, de março de 2010. No trecho referente ao nosso Noroeste cita sobre a cidade de Miracema a seguinte informação:

"Já Miracema é pioneira, desde 1985, no processo de tombamento patrimonial e já possui projetos para a restauração de imóveis e fazendas locais, além do Projeto Florescer, que pretende constituir o município em um Pólo na produção e comercialização de mudas e flores."

2 comentários:

kvari disse...

Oi Angeline.
Você faz menção no post a inauguração da revitalização da estação da da Freguesia.
A matéria da InterTV faz menção a estação Conde Araruama.
Então vai ser mais uma estação revitalizada.

AngelMira disse...

Muito boa a sua observação. Além do mais é maravilhoso saber que ação no município teve duplo efeito e com certeza terá retorno certo à população.

Seguidores VAGALUMES

VAGALUMES LIGADOS

Siga-nos

Siga-nos
É só clicar sobre o twitter

NOVIDADES VAGALUMES por e-mail

Enter your email address:

Delivered by FeedBurner

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio

Movimento dos Internautas Progressistas do Rio
#RIOBLOGPROG