A seriedade no trato da coisa pública, como é o caso do mineroduto que irá passar pelo Noroeste fluminense, pode ser exemplificado com essa ocorrência, divulgada no Portal Noroeste On Line. Não estamos aqui afirmando nada contra o empreendimento, que é de empresas privadas. Mas o interesse público precisa ser defendido não só pelos governos, como também pela sociedade civil.
A discussão em torno da divisão dos 'royalties' fez reacender a percepção do que eles representam não só financeiramente, ou em nível de investimento, mas o que representam enquanto indenização de riscos ambientais. O caso da empresa BP e o Golfo do México representam claramente porque recebemos 'royalties' de petróleo no Rio de Janeiro.
Enfim, vamos ao que informou o maior portal de notícias do Noroeste fluminense:
Acidente ocorreu em Espera Feliz(MG) e pode atingir os municípios de Varre-Sai e Bom Jesus.
Técnicos da Defesa Civil estadual do Rio de Janeiro vão percorrer, na manhã desta segunda-feira (26/07), o Rio Itabapoana,que corta vários municípios do Norte e Noroeste Fluminense(Varre-Sai e Bom Jesus do Itabapona), para verificar se ele foi atingido pelo minério de ferro que vazou de um duto em Minas Gerais, na madrugada de domingo (25/07).
O Rio Itabapoana é formado pela união do Rio Caparaó com o Rio São Sebastião. O volume do vazamento não foi divulgado. Mas a Secretaria de Meio Ambiente do município Espera Feliz, em Minas Gerais, onde ocorreu o problema, informou que é grande a mortandade de peixes no Rio São Sebastião.
A empresa que transporta o minério de ferro de Minas Gerais para o Espírito Santo informou que o vazamento foi causado por um furo no duto. Mas não explicou como o furo surgiu. A empresa disse que paralisou as atividades para conter o vazamento e fazer os reparos necessários.
O Blog faz um registro: as cidades de Bom Jesus do Itabapoana e Varre-Sai pertencem à região Noroeste fluminense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário