Confesso que aguardei pelo dia de ontem, esperando que haveria um debate de verdade. O que assisti não me agradou, não houve um debate de verdade. Houve um 'negócio' bem ensaiado onde não se pode ao menos saber as diferenças entre os candidatos.
José Serra insistiu nos tópicos onde poderia usar os exemplos de seu governo em São Paulo. Para citar um exemplo, a Nota Fiscal Eletrônica em São Paulo, levada ao país, são dimensões muito distintas... Tentou chamar a Dilma para uma discussão, a fim de agredi-la e não foi bem sucedido. Pela experiência que tem de eleições e de debates, poderia ter atuado melhor. Não mencionou o nome de FHC, se em algum momento saiu, foi porque escapuliu. Nem provocado pelos jornalistas. Incitado a falar sobre as privatizações do governo FHC, saiu pela culatra e não mencionou privatizações e muito menos o nome do ex-presidente.
Dilma Rousseff, como todos os candidatos, mostrou-se tensa no primeiro bloco e a partir do 2º iniciou o espírito de debate, com mais tranquilidade. Manteve a linha de continuidade de governo, mencionando o nome de Lula sem mistérios, batendo sobre os temas de destaque como o aumento da classe média, o elogio recente do Departamento de Estado americano para as ações de fronteira do Brasil etc.
Marina Silva estava como esperávamos, mostrando um discurso diferente da dupla que lidera as pesquisas, mas sempre abstrato, com poucas ações concretas. Não houve novidade.
A parte diferente foi a atuação do candidato Plínio Arruda Sampaio, com ideias utópicas e salpicando humor no bate papo, o que ajudou a descontrair.
O que me pareceu foi que o duelo esperado entre os líderes das pesquisas - Serra e Dilma - não aconteceu por vários motivos, vou citar alguns: era o primeiro debate, precisavam se aquecer; os programas são muito próximos; o nome de FHC foi evitado, praticamente ignorado por Serra, que como Dilma citava o governo anterior ao atual; entre o duelo, que traria um perdedor, preferiram ficar como estavam. Pela experiência do Serra, creio que estava temeroso e cauteloso. Particularmente, em entrevista percebo Serra muito evasivo nas respostas, o que se confirmou no debate de ontem da Band.
Nenhum comentário:
Postar um comentário