Divulgamos aqui, em agosto/09, os dados da população da região Noroeste fluminense com base nas informações do IBGE de 2007 e 2009, este uma estimativa de julho. Agora está acontecendo o Censo 2010 e algumas cidades já têm o resultado registrado, mas ainda não encerrado.
A planilha que divulgamos segue abaixo:
O quadro comparativo 2007/2009 está na imagem acima. Os dados evidenciam um crescimento de 5% no tamanho da população da região, mantendo o percentual de participação da região no total da população estadual (2%). A maior taxa de crescimento ocorreu nos municípios de Itaperuna, São José de Ubá, Porciúncula, Italva, Aperibé,Varre-Sai e Santo Antônio de Pádua, conforme os novos indicadores, cujo crescimento (6%,7% e 8%) superou o da região.
As informações são do site do IBGE que informa: "data de referência em 1º de julho de 2009. A partir da data da publicação [14/8/09], os interessados têm 20 dias para interpor as reclamações junto ao IBGE, que, após examiná-las, tem que enviar até o dia 31 de outubro do corrente ano as estimativas definitivas ao Tribunal de Contas da União.Esses indicadores são importantes, porque o TCU os utiliza para distribuir o Fundo de Participação aos Estados e Municípios. No contexto da distribuição do ICMS aos municípios, a população também representa um dos critérios.
*****
Informações divulgadas pelo blogueiro miracemense, Hélcio Menezes, acesso aqui, dão conta de que os municípios de Aperibé e São José de Ubá tiveram a contagem encerrada, sem finalizar o recenseamento. O primeiro município apresentou uma população de 10.064 habitantes, maior do que o estimado de 9.556 (2009); já São José de Ubá apresentou um decréscimo, registrando 6.873 habitantes, com uma redução de 5,81%, em relação à estimativa de 2009, que foi de 7.297 habitantes estimados, que pode ser visto na planilha acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário