Com o auditório da Prefeitura de Quissamã lotado, o prefeito Armando Carneiro deu as boas vindas aos participantes da Conferência de Cultura da Região Norte, que aconteceu neste sábado (28). Entre os presentes, representantes da Secretaria do Estado de Cultura (responsável pelo evento) e dos municípios da região norte-fluminense. “A região tem uma cultura muito rica e é representativa no Estado”, garantiu o prefeito, afirmando ser positivo o fato da Secretaria do Estado estar “com os olhos voltados para o interior”.
Parte do processo de construção do Plano Estadual de Cultura (PEC), a Conferência de Cultura é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. O objetivo é aprofundar o diagnóstico obtido nos Encontros Municipais de Cultura realizados na região e, a partir daí, garantir propostas com vistas à melhoria efetiva do cenário da cultura fluminense. Ao final deste processo, as propostas do PEC serão consolidadas em um projeto de Lei Estadual da Cultura.
“É muito importante a parceria entre os municípios da região para que se consiga ter voz e vez na capital”, disse a presidente da Fundação Municipal de Cultura e Lazer, Rossana Vieira, agradecendo à Secretaria do Estado por ter escolhido Quissamã para sediar o evento na região. “É um reconhecimento dos trabalhos realizados na política de cultura no município, que conta com total apoio do prefeito”, ressaltou.
Discussão - Falando sobre política de cultura, o coordenador do PEC, Renato Dantas, representando a secretária de Cultura do Estado, Adriana Rattes, disse que esta é a primeira vez que todo poder público da região se reúne para discutir a cultura do norte-fluminense. “Hoje vamos tratar de questões da região, eleger representantes para a Comissão de Gestão e desenvolver grupos de trabalho. Mas a conclusão de todo processo não acontece neste momento. Entre outras etapas, precisamos fechar o primeiro ciclo de conferências regionais no Estado”, explicou.
A etapa de palestras começou com a fala do professor da UFF (Universidade Federal Fluminense), Aristides Soffiati, sobre “História da Região Norte”. Falando das estruturas de desenvolvimento econômico da região, ele disse que os impactos não devem afetar a revitalização das diversas formas de cultura da região. “É necessário a contrapartida, com benefícios para a cultura”, afirmou.
Já a presidente da Cooptaboa (Cooperativa de Artesanato da Taboa, de São Francisco de Itabapoana), Shirley Jardim, palestrou sobre “Artesanato, Cultura Regional e Negócios”, mostrando a importância de se valorizar o que é desenvolvido na região e gerar emprego e renda.
Eleição – Fez parte da Conferência a eleição dos representantes regionais para a Comissão de Gestão Ampliada. Respectivamente como titular e suplente, os escolhidos foram Rossana Vieira, de Quissamã, e Maenilce Gonçalves, de São Francisco de Itabapoana, as duas como representantes do Poder Público; e ainda Antônio Roberto Kapi, de Campos dos Goytacazes, e Joelmo Antônio Batista de Azevedo, de Quissamã, representando a Sociedade Civil. A partir de agora, estas pessoas vão ajudar a subsidiar o trabalho da Secretaria de Estado na formulação de propostas para a próxima conferência, sem data marcada.
Representantes dos nove municípios da região norte-fluminense participaram ativamente do evento. Na mesa de abertura estavam presentes, além do prefeito Armando e da presidente da Fundação Cultural, Rossana, os secretários de Cultura de Campos, Orávio de Campos; de Carapebus, Janete Nunes Cordeiro; de Cardoso Moreira, Ailton Nunes Guimarães; de Conceição de Macabu, Rosângela Pereira de Oliveira; de São João da Barra, Fernando Antônio Lobo; de São Francisco do Itabapoana, Maenilce Gonçalves da Silva; e de São Fidélis, Ely Corrêa. Também participaram a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Ana Cristina Cabral; e o membro do Conselho Estadual de Cultura, Afonso Maria da Silva, além do coordenador do PEC, Renato Dantas.
Antes da fala dos representantes municipais, a abertura do evento foi marcada pela participação dos alunos da oficina de Canto, do Centro Cultural Sobradinho, responsáveis por apresentar o Hino Nacional e o Hino de Quissamã. Outra participação foi do grupo Quissalata, formado por alunos da Escola Municipal Felizarda Maria Conceição de Azevedo, de Machadinha, que tocam ao som de batuques em latas de tinta. No estacionamento da Prefeitura, foram montadas barracas para comercialização do artesanato local e os carrinhos de picolés e sorvetes de Barra do Furado.
Os secretários municipais de Saúde, Alexandra Moreira Gomes; Educação, Arnaldo Mattoso; Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Luiz Carlos Fonseca Lopes; e Comunicação Social, Rodrigo Florencio também estiveram presentes no encontro.
FONTE: Sítio oficial do município de Quissamã-RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário